Uma delegação multissectorial angolana chefiada pela ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias, participa, de 9 a 12 de Junho, na 113ª Conferência Internacional do Trabalho (CIT) que reúne, no Palácio das Nações Unidas, em Genebra, Suíça, representantes de 187 Estados-membros.
A conferência promovida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), teve início na segunda-feira, dia 2, e vai decorrer até dia 13, com a abordagem de questões importantes do mundo do trabalho, como possíveis novos padrões internacionais sobre a protecção dos trabalhadores contra riscos biológicos no ambiente de trabalho, trabalho condigno na economia de plataforma e abordagens inovadoras para promover transições da economia informal para a formal, segundo uma nota de imprensa.
A ministra, Teresa Dias, que chegou a Genebra esta segunda-feira, reuniu com a Representante Permanente de Angola junto dos Escritórios das Nações Unidas em Genebra, embaixadora Ana Maria de Oliveira.
O reforço da cooperação institucional esteve em análise no encontro realizado nas instalações da Missão Permanente de Angola.
Na quarta-feira, dia 11, a Conferência terá uma plenária de alto nível com o foco nos desafios decorrentes das transformações tecnológicas, as mudanças nas relações de trabalho e a importância do fortalecimento da protecção social, onde a Ministra Teresa Rodrigues Dias, irá intervir.
A agenda da delegação angolana, também contempla vários encontros paralelos às plenárias da Conferência. Neste contexto, Teresa Dias manterá encontros de trabalho, nomeadamente, um com o director-geral da OIT, Gilbert F. Houngbo, com a ministra do Trabalho e da Segurança Social de Cuba, Marta Feitó, e com o ministro do Trabalho e Emprego do Brasil, Luiz Marinho, visando aprofundar e ampliar a cooperação em curso e criar oportunidades no domínio de políticas de protecção social.
Fonte:Jornal de Angola.