Angola e a Ucrânia analisaram, segunda-feira, em Luanda, o aprofundamento da cooperação nos domínios político e diplomático, com foco para a troca de visitas ao mais alto nível entre os dois países.
A pretensão foi expressa durante a audiência entre o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o encarregado de negócios da Ucrânia acreditado em Angola, Andri Chornopyskyi.
Na ocasião, os diplomatas avaliaram, igualmente, o quadro geopolítico actual, com foco nos desafios globais que impactam a estabilidade política e económica, refere uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores.
As relações político-diplomáticas entre Angola e a Ucrânia foram formalmente estabelecidas em Dezembro de 1994. No entanto, a cooperação bilateral entre os dois países estende-se aos inúmeros sectores, com destaque para o Ensino Superior, Defesa, Agricultura, Pescas, Ciência e Tecnologia e Comércio.
Em 2021, Angola e a Ucrânia assinaram um Memorando de Cooperação sobre Consultas Políticas Bilaterais, instrumento que tem servido de base para encontros regulares entre os Ministérios das Relações Exteriores de ambos os países.
No ano passado, o chefe da diplomacia ucraniana foi recebido, em audiência, pelo Presidente da República, João Lourenço. À época, as duas entidades destacaram importantes acordos em negociação para evitar a dupla tributação, sobre a promoção e protecção recíproca de investimentos e o protocolo de cooperação entre a Academia Diplomática da Ucrânia e a Academia Diplomática “Venâncio de Moura” de Angola.