• Téte António em Changsha para Conferência sobre Fórum de Cooperação China-África


    O ministro das Relações Exteriores, Téte António encontra-se na cidade de Changsha, província chinesa de Hunan, para uma visita de trabalho de 48 horas.
    No Aeroporto Internacional de Changsha Huanghua, Téte António recebeu os cumprimentos de boas vindas do vice-governador da referida província, Huang Xufeng, e da embaixadora de Angola na China, Dalva Ringote.

    De acordo com o programa de trabalho, o chefe da diplomacia angolana vai participar, de 10 a 12 deste mês, na Conferência Ministerial dos Coordenadores para a Implementação dos Resultados do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC).

    A FOCAC é um encontro de alto nível que reúne representantes dos países africanos e da China, com o objectivo de acompanhar e coordenar a implementação dos compromissos assumidos durante as cúpulas da referida organização.

    A Conferência Ministerial dos Coordenadores é convocada em momentos estratégicos entre as grandes cúpulas do FOCAC, realizada geralmente a cada três anos, para ajustar estratégias e projectos de cooperação conforme as mudanças nas necessidades dos países africanos e nas prioridades da política externa chinesa.

    Serve, igualmente, para refinar a coordenação bilateral e multilateral, garantindo que os projectos estejam a ser implementados com eficácia e preparar as condições para a próxima cúpula do FOCAC, definindo temas prioritários.