O ministro das Relações Exteriores, Téte António presidiu, nesta quinta-feira, em Malabo, a 47.ª Sessão Ordinária do Conselho Executivo da União Africana.
O chefe da diplomacia angolana orienta esta sessão na qualidade de presidente em exercício do Conselho Executivo da organização continental.
Esta é a primeira reunião do referido órgão desde que Angola assumiu a Presidência da União Africana.
O encontro serviu para discutir o projecto de agenda da 7.ª Reunião de Coordenação Semestral entre a União Africana, as Comunidades Económicas Regionais (CERS) e os Mecanismos Regionais, assim como analisar o relatório da 50.ª Sessão Ordinária do Comité dos Representantes Permanentes (CRP).
Envolveu, igualmente, a análise do relatório da Sessão Conjunta do Comité Ministerial sobre a Escala de Avaliação e do Comité dos Quinze (15) Ministros da Finanças (F15), do relatório do Comité Ministerial sobre as candidaturas Africanas no seio do Sistema Internacional e o Acompanhamento da Implementação da Agenda 2063.
A eleição e nomeação dos membros dos órgãos da União Africana, designadamente, dois Comissários da UA (CUA), cinco membros do Conselho Consultivo contra a Corrupção (AUABC) e membros do Painel de Sábios, constaram, também, dos debates desta 47.ª Sessão Ordinária do Conselho Executivo da União Africana.
Os trabalhos tiveram início com intervenções das entidades do país anfitrião e das estruturas da União Africana, como o ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e da Diáspora da Guiné Equatorial, Simeón Oyono Esono Angüe, Presidente da Comissão da UA, Mahamoud Ali Youssouf, secretário Executivo da UNECA, Claver Gatete e por último do chefe da diplomacia angolana, Téte António, conclui o documento.