• Troika Da Sadc Avalia Segurança No Leste Da Rdc E Em Cabo Delgado


    Os Chefes de Estado da Namíbia, Hage Geingob; da Zâmbia, Hakainde Hichilema; e da África do Sul, Cyril Ramaphosa, avaliaram, nesta quarta-feira, na Cimeira da Troika, a situação política e de segurança na República Democrática do Congo (RDC) e na região de Cabo Delgado, em Moçambique.

    Durante a reunião, orientada pelo presidente em exercício deste órgão que trata de questões de Política, Defesa e Segurança da SADC, Hage Geingob, foram ouvidos, à porta fechada e em momentos separados, os Chefes de Estado da RDC, Félix Tshisekedi, e de Moçambique, Filipe Nyusi.

    Ao discursar na sessão de abertura da reunião, o Presidente namibiano considerou a paz e a segurança condições necessárias e facilitadores essenciais para a integração e o desenvolvimento regional.

    Hage Geingob defendeu a unidade entre os Estados-membros da SADC, para materialização deste desafio. Os Estados-membros da região, disse, devem continuar de mãos dadas e convictos de que a paz e a segurança são condições essenciais para a integração.

    Os Chefes de Estado analisaram o relatório submetido pelos altos funcionários da Troika em matérias de estabilidade política na RDC, Moçambique, Lesotho e Eswatini.

    Na ocasião, Hage Geingob mostrou-se satisfeito com os progressos alcançados pela organização, ao longo do ano passado, no sentido de silenciar as armas, um dos desafios da Agenda 2063 da União Africana subordinada ao lema "A África que queremos”. Neste sentido, reiterou a necessidade de maior empenho deste órgão da SADC na promoção e reforço da paz e segurança na região. O presidente em exercício da Troika recordou que, durante a Cimeira Extraordinária de Janeiro deste ano, a secretaria executiva da SADC foi instruída a iniciar o processo de convocação de uma cúpula tripartida entre as partes interessadas e envolvidas no apoio aos esforços de paz no Leste da RDC.

    Geingob disse ter sido neste sentido que a União Africana, em coordenação com a SADC, convocou a Cimeira Quadripartida, em Junho último, em Luanda. Nesta reunião ficou acordado a necessidade de uma harmonização e coordenação reforçada das intervenções de paz existentes no âmbito dos acordos bilaterais e multilaterais no Leste da RDC, lembrou.

    O secretário-executivo da SADC, Elias Magosi, reafirmou o compromisso deste órgão, de continuar a apoiar e facilitar o trabalho da Troika, para cumprir o seu mandato de promover e preservar a paz e a segurança na região.

    Fonte: Jornal de Angola.