• UE-União Africana reúnem em Bruxelas para balanço da cooperação


    A cidade de Bruxelas, no Reino da Bélgica, acolhe desde o princípio da manhã de quarta-feira (21), a 3.ª Reunião Ministerial Conjunta entre a União Europeia e a União Africana.

    O encontro reúne ministros dos Negócios Estrangeiros de mais de 80 países dos dois blocos para fazer o balanço dos progressos realizados desde a Sexta Cimeira UE-UA realizado em Fevereiro de 2022, que proporcionou um compromisso renovado para com a solidariedade, a segurança e o desenvolvimento sustentável, e adoptou uma visão conjunta para 2030, alinhada com a Agenda Africana 2063 e as prioridades políticas da União Europeia.

    Neste encontro, os ministros dos Negócios Estrangeiros e das Relações Exteriores estão a debater temas ligados a paz, segurança e governação, multilateralismo, prosperidade, migração e mobilidade e trocar pontos de vista sobre a forma de como esses dois blocos podem continuar a reforçar a cooperação neste ano histórico em que se assinala o 25.º aniversário da sua parceria estratégica.

    A reunião está a ser co-presidida por Kaja Kallas, Vice-Presidente da Comissão Europeia e Alta Representante para os Negócios Estrangeiros, e pelo Ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, na sua qualidade de presidente do Conselho Executivo da União Africana.

    A 3.ª Reunião Ministerial da Parceria UE-UA constitui um momento crucial para reafirmar e reforçar o compromisso comum de uma parceria entre África e a Europa.