• União Europeia Define Projectos No Valor De 25 Milhões De Euros


    A embaixadora da União Europeia (UE) em Angola anunciou neste domingo, em Malanje, que o bloco comunitário está a definir uma carteira de projectos avaliada em 25 milhões de euros, voltada à protecção dos parques nacionais e sobre a biodiversidade e as alterações climáticas.

    Em declarações à imprensa, no final de uma visita ao Santuário da Palanca Negra Gigante, no município de Cangandala, província de Malanje, Rosário Bento Pais revelou que o projecto-piloto vai envolver quatro parques, com realce para o da Quiçama e o de Cangandala, estando este último ainda em discussão com as autoridades.

    Sem avançar o prazo de execução, a embaixadora da UE indicou que o acordo de financiamento foi assinado, em Fevereiro último, pela comissária da União Europeia para as Parcerias Internacionais, Yuter Urpí Lânea, aquando da sua visita de trabalho ao país.

    Rosária Pais anunciou a assinatura formal do acordo para o mês de Fevereiro do próximo ano, tendo esclarecidos igualmente que ainda não foram definidos os aspectos sobre a gestão do referido projecto.

    Na ocasião, a representante da União Europeia em Angola acrescentou, também que foi desenvolvido um projecto de recuperação e preservação do Parque Nacional do Iona, na província do Namibe.

    "Não é a primeira vez que intervimos na protecção dos parques da biodiversidade, parques nacionais e a adaptação às alterações climáticas. Constitui uma das principais prioridades da União Europeia a nível mundial, e em particular em Angola", sublinhou.

    Rosário Bento Pais disse acumular experiência de 11 anos no sector do ambiente, biodiversidade e alterações climáticas, que lhe permitiu efectuar uma série de negociações de alto nível, daí ter decido visitar o Parque de Cangandala para se inteirar da sua amplitude e constatar as reais necessidades dos locais de implementação dos projectos para não se limitar em ouvir e ler os relatórios de consultores.

    Esclareceu que a visita à província de Malanje se enquadra no âmbito do projecto PASCAL e da realização, de um Fórum da Juventude, a decorrer em cinco províncias do país, com uma abordagem transversal com a aposta na juventude.

    O Fórum, a embaixadora, vai servir para auscultar os jovens sobre as suas necessidades, com foco na criação de emprego, desenvolvimento humano e diversificação económica.

    Balanço dos projectos

    Rosário Bento Pais, que se fez acompanhar dos embaixadores da Holanda e da Bélgica acreditados em Angola, recordou que a carteira de financiamentos da União Europeia para o país, referente ao período de 2021 a 2024, está avaliada em 275 milhões de euros.

    A verba está relacionada com a implementação de projectos ligados ao apoio orçamental, Agricultura, Turismo, Ensino Superior, formação, combate à seca, Justiça, diversificação económica e alterações climáticas, entre outros.

    Os 275 milhões de euros, esclareceu, foram arrecadados por via de subvenções e doações de outros gestores e equipas das Nações Unidas.

    Parque de Cangandala regista redução de visitas

    Por seu turno, o vice-governador de Malanje para o Sector Político, Económico e Social, Franco Mufinda, disse que a ocasião serviu para apresentar o potencial da província nos domínios agrícola, mineiro, hidroeléctrico e principalmente o turístico, por ser o foco das acções prioritárias do Governo local.

    Franco Mufinda lamentou o facto de o parque ter registado, desde o início do ano até agora, um número reduzido de visitas, no caso 52, comparado ao ano passado, em que se verificaram 24 mil entradas de turistas.

    O Parque de Cangandala conta com uma superfície de 630 quilómetros quadrados, e um santuário com 185 hectares.

    Nesta altura, o parque conta com 125 espécies da Palanca Negra Gigante, entre fêmeas e machos, segundo fez saber o administrador do local, Victor Paca, que anunciou a existência de mais de 80 fiscais florestais.

    Fonte: Jornal de Angola.