• União Africana lança Estratégia do Programa Agrícola de África


    A União Africana (UA) realiza em Maio, em Joanesburgo, África do Sul, a cerimónia de lançamento da Estratégia e Plano de Acção do Programa Agrícola Africano Abrangente (CAADP) 2026-2035.
    De acordo com dados da agenda divulgada pela União Africana na sua página oficial, o programa é promovido com a parceria do Departamento de Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Meio Ambiente Sustentável (DARBE) e a Agência de Desenvolvimento da União Africana e a Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD).
    A cerimónia vai ser assinalada com uma sessão de abertura de alto nível, em que vão intervir o presidente da Comissão da União Africana, Mahmoud Ali Youssouf, o representante do DARBE, do NEPAD e do Governo da África do Sul.
    Os objectivos estratégicos do programa são implementar a Estratégia e o Plano de Acção do CAADP 2026-2035, intensificar a produção sustentável de alimentos, a agro-industrialização e o comércio, impulsionar o investimento e o financiamento para a transformação acelerada dos sistemas agro-alimentares, fortalecer parcerias multiníveis entre governos, parceiros de desenvolvimento, sociedade civil e o sector privado.
    Destaca-se, ainda, entre os grandes propósitos, assegurar compromissos com parceiros e doadores para a mobilização de recursos para a Estratégia do CAADP e a Declaração de Kampala, a implementação nos níveis continental, regional e nacional, assim como garantir uma visão partilhada sobre modalidades de implementação, cronogramas e mecanismos de governança.
    O lançamento da Estratégia e Plano de Acção do CAADP vai contar, também, com a presença de figuras do Gabinete do Conselho Consultivo da União Africana para a Agricultura, Desenvolvimento Rural, Água e Ambiente, os Estados-membros da UA, representantes da AUDA-NEPAD e da Comissão da União Africana, parceiros de desenvolvimento e agências internacionais, representantes de jovens, mulheres e organizações de agricultores.
    O Programa Integral de Desenvolvimento Agrícola de África (CAADP) tem sido a força motriz da transformação agrícola em África, desde a sua adopção em 2003, em Maputo, capital de Moçambique.
    O CAADP em Moçambique visava acelerar o crescimento económico, reduzir a pobreza e aumentar a segurança alimentar por meio do crescimento liderado pela agricultura, com vista ao crescimento anual do PIB agrícola de 6 por cento até 2015 e pelo menos 10 por cento dos gastos públicos destinados à agricultura.
    Em 2014, a Declaração de Malabo expandiu a agenda do CAADP para sete compromissos de transformação agrícola, com metas e objectivos específicos a serem alcançados até 2025, tendo, nas últimas duas décadas, o CAADP feito evoluir a agricultura africana, promovendo ampla participação e mobilização de compromissos políticos e investimentos.
    O resultado do projecto em África produziu um crescimento agrícola significativo, entre 2000 e 2021, e o sector Agrícola tornou-se o de crescimento mais rápido a nível do mundo. Em face disso, um mecanismo robusto de supervisão e relatórios também foi estabelecido, por meio do mecanismo de Revisão Bienal do CAADP.
    O relatório da Revisão Bienal do CAADP tornou-se a principal fonte de informações sobre a transformação agrícola em África, embora apesar dos avanços nenhum país se apresente em condições privilegiadas para atingir as metas e os objectivos do CAADP de Malabo até 2025.

    Fonte: Jornal de Angola.