O presidente da Comissão da União Africana, Mahmoud Ali Youssouf, saudou, o acordo de paz assinado, esta quinta-feira, em Washington DC, pelo Presidente do Rwanda, Paul Kagame, e o Chefe de Estado da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi.
O diplomata descreve este desenvolvimento como um marco significativo na busca de paz, segurança e estabilidade duradouras na região dos Grandes Lagos.
Mahmoud Ali Youssouf reconheceu e aprecia o apoio construtivo prestado pelos Estados Unidos, incluindo o compromisso pessoal do Presidente Donald Trump, cujo compromisso ajudou a criar condições favoráveis a este resultado.
Elogiou também o Qatar pelo apoio diplomático e apoio e pela disponibilidade para apoiar as iniciativas de paz lideradas pelos africanos.
O presidente da Comissão da União Africana apelou, igualmente, a todas as partes para que implementem fielmente o acordo tanto em letra como em espírito, garantindo que este momento se torne uma base para a reconciliação, cooperação regional e paz sustentável.
Na missiva, a Comissão da União Africana sublinha que está pronta para acompanhar as partes e os mecanismos regionais no avanço deste processo vital em benefício dos povos da RDC, do Rwanda e da região em geral.
O acordo foi testemunhado pelo Chefe de Estado, João Lourenço.