• Vice-PR reafirma compromisso de Angola no combate às alterações climáticas


    A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, reafirmou esta quinta-feira o compromisso das autoridades angolanas no combate às alterações climáticas, por constituir um dos maiores desafios que a humanidade enfrenta.

    Esperança da Costa falava na cerimónia de abertura da  Conferência  Regional da Organização Pan-africana da Mulher (OPM), que decorre sob o lema "A Resiliência da Mulher Africana: O Contributo ao Sector da Agricultura para a Adaptação às Alterações Climáticas".

    Na ocasião, a Vice-Presidente da República sublinhou que Angola tem priorizado as questões ambientais nacionais e internacionais, pelos estragos que este fenómeno tem causado, bem como o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 e o Acordo de Paris sobre o Clima.

    A dirigente salientou que o país tem contribuído para os esforços globais, tendo aprovado a Estratégia Nacional para as Alterações Climáticas, que estabelece uma visão 2021-2035.

    A Estratégia promove a adaptação e a resiliência em todo o território nacional, resultando em programas de mitigação da seca e de outros eventos extremos que têm assolado o sul do país.

    Segundo Esperança da Costa, no quadro da estratégia de combate à seca no sul de Angola o Governo construiu o Canal do Cafu para a transferência de água do rio Cunene à região das Chanas da mesma província.