• Vpr Destaca Avanços De Angola Na Gestão Da Água


    A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa destacou nesta terça-feira,​ em Dushanbe, Tajiquistão,​ a implementação pelo Executivo de iniciativas de longa duração destinadas à melhoria d​o acesso à água e o reforço da segurança hídrica e energética.

    ​Na 3ª Conferência Internacional de Alto Nível sobre a Década Internacional de Acção "Água para o Desenvolvimento Sustentável” 2018-2028,​ disse que estão a ser empreend​idos um significativo esforço na reabilitação, modernização e construção de novas infra​-estruturas d​o sector, recolha e tratamento de águas residuais​.

    ​Deu como exemplo, para enfrentar o desafio da seca severa e cíclica ​no​ sul do ​país, ​a aprovação do Programa de Combate aos efeitos da Seca no Sul de Angola - PCESSA, destinado a melhorar a capacidade de abastecimento de água​.

    ​Explicou que no âmbito do ​mesmo foi construído, o Sistema de Transferência de Água do Cafu, n​a província do Cunene, com principais objectivos ​de criação de uma reserva hídrica para suprir as necessidades de abastecimento de água para 225​ mil habitantes, para o abeiramento do gado e irrigação de aproximadamente ​cinco hectares agrícolas​.

    ​A Vice-Presidente falou igualmente de projectos focados na melhoria e expansão das redes de abastecimento de água às populações, numa altura em que o país está a implementar, no quadro dos O​bjectivos de Desenvolvimentos S​ustentável (ODS).

    "Outras acções relacionadas com a melhoria do acesso à água potável, estão igualmente em curso nas diferentes regiões do país, o que permitiu alcançar indicadores animadores no plano de abastecimento de água potável na ordem dos 58% em 2023​", salientou.

    Com os investimentos​, a serem realizados neste domínio, a expectativa é que o país atinja os 70% até 2027, enquanto para o saneamento básico prevê-se um crescimento dos actuais 58% para 61% até 2027.​

    Fonte: Angop.