• Zaire Vai Vacinar Mais De 126 Mil Crianças


    As crianças menores de cinco anos começam a ser vacinadas, a partir de amanhã (6), contra a poliomielite, numa campanha que decorre até domingo, dia 8.

    As autoridades sanitárias do Zaire esperam imunizar contra a poliomielite 126.887 crianças menores de cinco anos, no quadro da terceira fase da campanha de vacinação contra o vírus, informou, ontem, o supervisor provincial da promoção da Saúde na região.

    Andrade Kianzuaku apresentou os dados no final da reunião de preparação da campanha, realizada em Mbanza Kongo, com 60 técnicos de Saúde dos seis municípios da província.

    No acto, o supervisor ressaltou a pertinência da acção, por ter sido notificado um caso de poliomielite na região de Kimpese, na vizinha República Democrática do Congo (RDC).

    "Estamos a realizar a terceira fase da campanha contra a poliomielite para fortalecer a capacidade de imunidade, devido ao registo de um caso da doença na região de Kimpese, na RDC, há alguns meses. Sendo o Zaire uma área fronteiriça, devemos manter-nos em alerta”, disse.

    Entre os seis municípios, disse, o destaque é o do Soyo, onde vão ser vacinadas 48.832 crianças, seguido de Mbanza Kongo, com a previsão de 37.973, Kuimba com 14.717, Tomboco com 10.265, Nzeto com 10.071 e o Nóqui com 5.029 crianças.

    Para garantir o sucesso da campanha, referiu, foram mobilizados um total de 1.065 técnicos, distribuídos em 285 equipas, entre os quais assessores municipais, nacionais, logísticos, supervisores, vacinadores, registadores e mobilizadores.

    "De salientar que a única forma de prevenir a poliomielite é através da vacinação, por isso devemos ensinar as crianças a lavar as mãos antes de comer, depois do uso do quarto de banho e após as brincadeiras”, aconselhou.

    Fonte: Jornal de Angola.