Angola vai acolher, no próximo ano, a 57.ª Assembleia Geral Anual da Associação Africana de Companhias Aéreas (AFRAA).
Angola como país anfitrião da 57.ª Assembleia Geral Anual da AFRAA, a TAAG assumirá a presidência rotativa da instituição, em 2025, atribuída ao presidente da Comissão Executiva, Nelson de Oliveira”.
A informação surge na sequência da participação da TAAG na 56.ª Assembleia Geral Anual desta organização continental, realizada de 17 a 19 deste mês no Cairo, Egipto, que juntou mais de 500 delegados de alto nível do sector da aviação em África, Europa, Médio Oriente, Ásia e américas.
O documente refere que a realização do evento em Angola será um momento marcante e a ocasião ideal para destacar os avanços do país em áreas como as infra-estruturas, Turismo, Comércio e Transportes, bem como promover parcerias estratégicas para atrair novos investimentos.
"O momento reflecte a crescente notoriedade de Angola no panorama da aviação africana e global, consolidando o seu posicionamento como um hub regional estratégico”.
Constitui, de igual modo, uma oportunidade para promover a ‘Marca Angola’, fortalecer o papel de Luanda como plataforma de mobilidade a nível regional e destacar o Aeroporto Internacional António Agostinho Neto (AIAAN), localizado em Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, a 40 quilómetros do centro da cidade.
A cimeira do Egipto acolheu painéis de debates sobre os temas mais relevantes para a aviação comercial, incluindo espaços para networking, reuniões bilaterais, exposição de produtos, serviços e novas tecnologias, oferecendo uma oportunidade valiosa para as empresas do sector apresentarem os seus serviços e explorarem sinergias com parceiros estratégicos.
A delegação angolana no evento foi liderada pelo presidente do Conselho de Administração da TAAG, António dos Santos Domingos, a quem coube o discurso onde foram sinalizadas as valências do país e da transportadora nacional, enquanto organizadores da cimeira no próximo ano.
A Assembleia Geral Anual da AFRAA é reconhecida como o principal fórum da aviação africana, reúne líderes, especialistas e decisores para discutir os desafios e as oportunidades do sector.
Entre os participantes estão presidentes e directores executivos de companhias aéreas, representantes de organizações como a ICAO, IATA e AFCAC, autoridades de aviação civil, operadores aeroportuários, prestadores de serviços de navegação aérea, fabricantes de aeronaves, fornecedores de componentes e outros intervenientes estratégicos.
O evento deste ano centrou-se na análise de temas como o desenvolvimento do transporte aéreo em África, estratégias para integrar o continente, fortalecer as ligações económicas, soluções inovadoras para o sector, avanços tecnológicos, sustentabilidade e competitividade.
A AFRAA foi fundada em 1968, sendo uma organização regional dedicada a promover a cooperação entre companhias aéreas africanas, defender os interesses do sector e impulsionar o crescimento sustentável da aviação no continente.
É composta por 48 membros, que representam mais de 85% do tráfego aéreo internacional do continente, e desempenha um papel central na integração e fortalecimento do sector da aviação em África.
Já a TAAG, companhia líder do mercado de aviação em Angola, reconhecida globalmente com um crescimento sustentado, disponibiliza actualmente 13 destinos domésticos e 11 internacionais.
Além do transporte de passageiros, a sua frota realiza igualmente o transporte de carga, um serviço cada vez mais essencial para o desenvolvimento do ecossistema local, tendo "um profundo orgulho na sua história, serviço e foco na melhoria contínua”.
Fonte: Angop.