Notícias



Clique para assistir o vídeo!

HINO 50 ANOS DE INDEPENDÊNCIA NACIONAL DE ANGOLA

Governo 19-12-2025
Casal Presidencial interage no Palácio com 300 crianças das 21 províncias do país

Trezentas crianças provenientes de centros de acolhimento das 21 províncias do país efectuaram, quinta-feira, uma visita ao Palácio Presidencial da Cidade Alta, enquadrada no programa de Natal da “Roda do Amor”, plataforma de iniciativa da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço.
No Palácio Presidencial, as crianças mantiveram contacto com os vários gabinetes que integram o edifício e ficaram a conhecer, também, a sala onde decorrem as reuniões do Conselho de Ministros, a sala de assinatura de Protocolos, o Salão Nobre e o Gabinete do Presidente da República, João Lourenço.

Na sala de trabalho do Chefe de Estado, os petizes tiveram, igualmente, a oportunidade de conhecer João Lourenço, a quem puderam colocar algumas questões. E, diga-se, nesse aspecto, que o momento acabou por revelar-se interessante, na medida em que, de forma desinibida, uma das crianças questionou ao Presidente da República de que forma se tornou, também, Presidente da União Africana.

“Por via da eleição”, respondeu o Chefe de Estado. “Era a vez da região da SADC, dos países do Sul de África. Dentro da SADC, não houve votos contra. Todos votaram a favor de Angola. É Angola que está a presidir a União Africana neste momento. Há duas votações, uma primeira na região, aqui da SADC, depois uma última votação já em Adis Abeba, onde tem a sede da União Africana”, explicou João Lourenço.

Nessa altura, assistiu-se a um momento de interacção entre o Casal Presidencial e o grupo de crianças, na Sala de Audiências, tendo uma segunda criança perguntado a João Lourenço sobre como conseguia ‘comandar’ Angola.

“Angola é grande, tem muita população, colaboradores, os ministros, secretários de Estado, directores, governadores, administradores municipais e, todos eles, ajudam a comandar a Angola, como tu dizes”, respondeu o Presidente da República.

Já na zona dos jardins do Palácio Presidencial, as crianças puderam brincar, cantar, dançar e assistir a sessões de teatro, antes de serem presenteadas com brinquedos.

Na ocasião, a ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, em representação da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, deu as boas-vindas às crianças e explicou-lhes sobre a importância de estarem a participar do programa de Natal da plataforma “Roda do Amor”.

“A Roda do Amor preparou este Natal especial, uma edição especial, porque estamos a comemorar os 50 anos da Independência de Angola”, disse a ministra, em curtas palavras de cortesia, destacando o facto de os petizes terem gozado da oportunidade de estar, antes, com o Presidente da República e a Primeira-Dama.

A ministra da Educação, Luísa Grilo, fez uma caracterização da festa, tendo em conta os valores proporcionados pelo projecto Roda do Amor, sublinhando que a festa de Natal da “Roda do Amor” representa, sempre, um motivo de alegria, tendo como fundamento o amor às crianças, consolidando-se como um momento de transmissão de valores sociais e afectivos.

Fonte: Jornal de Angola.
Governo 19-12-2025
PR cria Comissão de exéquias de Fernando da Piedade Dias dos Santos

O Chefe de Estado, João Lourenço, determinou, esta quinta-feira, a criação de uma Comissão para a organização das exéquias de Fernando da Piedade Dias dos Santos "Nandó", coordenada pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Militar.

Eis a constituição da Comissão:

Por ocasião do passamento físico do Dr. Fernando da Piedade Dias dos Santos "Nandó", antigo Vice-Presidente da República e antigo Presidente da Assembleia Nacional;

Havendo necessidade de se criar uma Comissão para a organização das exéquias fúnebres;

O Presidente da República determina, nos termos da alínea d) do artigo 120.º e do n.° 6 do artigo 125.°, ambos da Constituição da República de Angola, conjugados com o n.° 3 do artigo 56.º do Regime de Organização e Funcionamento dos Orgãos Auxiliares do Presidente da República, aprovado pelo Decreto Legislativo Presidencial nº 9/22, de 16 de Setembro, o seguinte:

1. É criada a Comissão encarregue de organizar as exéquias fúnebres do Dr. Fernando da Piedade Dias dos Santos "Nandó", coordenada pelo Ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, que integra as entidades seguintes:

a) Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República;

b) Ministra de Estado para a Área Social;

c) Ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria;

d) Ministro do Interior;

e) Ministro da Administração do Território;

f) Ministro das Relações Exteriores;

g) Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos;

h) Ministra das Finanças;

i) Ministra da Saúde;

j) Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social;

k) Secretário-Geral do Presidente da República;

I) Governador da Província de Luanda.

2. Os titulares dos Departamentos Ministeriais acima indicados devem indicar os seus representantes ao Coordenador para o cumprimento da missão da Comissão.

3. A Comissão ora criada deve elaborar o programa das exéquias e criar todas as condições necessárias para a organização do funeral.

4. As dúvidas e omissões resultantes da interpretação e aplicação do presente Despacho são resolvidas pelo Presidente da República.

Fonte: Jornal de Angola.
Governo 18-12-2025
José de Lima Massano nos EUA para reforço das parcerias e promoção de investimentos

O ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, iniciou, terça-feira, uma visita de trabalho aos Estados Unidos da América, no quadro do aprofundamento da parceria estratégica entre os dois países.
Durante a visita, que decorre até sexta-feira (19), o ministro de Estado para a Coordenação Económica vai manter contactos com altas entidades da Administração norte-americana, bem como com representantes de instituições financeiras e parceiros estratégicos, informa o Portal do Governo de Angola.

A deslocação serve para aprofundar a diplomacia económica, promover a mobilização de investimento estruturante e reforçar a cooperação bilateral nos domínios da energia, dos minerais críticos, infra-estruturas e da integração regional.

Assinatura de acordo
No decurso da visita, José de Lima Massano vai testemunhar a assinatura de um acordo de financiamento entre a U.S. International Development Finance Corporation (DFC) e a Lobito Atlantic Railway (LAR).

O acordo, refere a mesma fonte, destina-se a apoiar a reabilitação, modernização e operação do Corredor do Lobito considerado uma das principais infra-estruturas logísticas de Angola e da região da África Austral.

A assinatura do acordo de financiamento do Lobito Atlantic Railway, promovida pela DFC, é considerada uma transacção histórica no relacionamento económico bilateral pelo impacto no desenvolvimento do Corredor do Lobito e na integração regional.

A viagem ocorre, ainda, num contexto internacional marcado pelo reforço da presença económica estratégica dos Estados Unidos em África, no âmbito da Parceria para Infra-Estruturas Globais e Investimento (PGII).

A delegação angolana integra igualmente o ministro dos Transportes, Ricardo Viegas d' Abreu, e o embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola nos Estados Unidos da América, Agostinho de Carvalho dos Santos Van-Dúnem.

Fonte: Jornal de Angola

scm.gov.ao Ministra, Secretária do Conselho de Ministros

Ana Maria da Silva Sousa e Silva



Projectos Estruturantes


Canais de Atendimento


Parceiros