Comissão para Política Social aprecia Proposta de Lei de Línguas de Angola
COMUNICADO DE IMPRENSA
A Comissão para a Política Social do Conselho de Ministros realizou hoje, dia 09 de Dezembro de 2025, a sua 10.ª Reunião Ordinária, na Sala de Reuniões do Gabinete de Gestão Documental e Biblioteca da Secretaria-Geral dos Órgãos Auxiliares do Presidente da República, sob orientação da Ministra de Estado para Área Social, Maria do Rosário Teixeira de Alva Sequeira Bragança, no âmbito da competência que lhe foi delegada pelo Presidente da República, enquanto Titular do Poder Executivo.
Na reunião de hoje, a Comissão para a Política Social apreciou uma Proposta de Lei de Línguas de Angola, diploma que estabelece os princípios e as regras sobre o uso das Línguas de Angola, tendo em vista a necessidade de se promover, diversificar e difundir o estudo sobre as línguas angolanas de origem africana, de identidade nacional e de comunicação nos diversos sectores da vida social, por força dos valores culturais e civilizacionais que elas veiculam, promovendo, deste modo, a unidade e o pluralismo linguístico e a dignidade e consolidação da identidade Nacional.
A Comissão para a Política Social recomendou a apreciação da referida proposta de diploma em sede do Conselho de Ministros.
Na mesma ocasião, foi apreciada a Proposta de Lei sobre as Instituições do Poder Tradicional, diploma que estabelece os princípios e as regras relativas à organização, regime de controlo e responsabilidade das Instituições do Poder Tradicional, bem como as suas relações institucionais com os Órgãos da Administração do Estado, com as Autarquias Locais e as outras modalidades específicas de participação dos cidadãos.
Sobre este documento, a Comissão para a Política Social recomendou a melhoria de alguns aspectos, devendo o mesmo ser reapreciado numa das próximas reuniões desta Comissão.
No domínio do Ambiente, a Comissão para a Política Social apreciou o Projecto de Decreto Presidencial que aprova a Estratégia Nacional e o Plano de Acção da Biodiversidade de Angola 2025-2030, instrumentos fundamentais de planeamento e gestão integrada, que visam orientar de forma coordenada, eficaz e participativa as políticas públicas e as acções de conservação, o uso sustentável e a repartição justa e equitativa dos benefícios gerados pela utilização da biodiversidade no período em referência.
Finalmente, no mesmo domínio, a Comissão para a Política Social do Conselho de Ministros apreciou o Projecto de Decreto Presidencial que aprova a Estratégia Nacional e Plano de Acção para a Conservação da Girafa em Angola 2025-2030, instrumento que visa orientar a conservação da girafa através da implementação de medidas que assegurem o fortalecimento das capacidades técnicas e institucionais, necessárias para a gestão sustentável da espécie.
A Comissão para a Política Social recomendou que os referidos documentos devem ser melhor aprimorados e alinhados com o Ministério do Planeamento, tendo em conta o que estabelece a Lei do Planeamento Nacional e demais instrumentos de Planeamento.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO SECRETARIADO DO CONSELHO DE MINISTROS, em Luanda, aos 09 de Dezembro de 2025.