Os Presidentes João Lourenço e Cyril Ramaphosa vão encontrar-se, hoje, em Pretória, capital administrativa sul-africana, para discutir o reforço da cooperação entre os dois países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral - SADC.
O encontro entre os dois Chefes de Estado acontece esta manhã, no Union Buildings, Palácio Presidencial sul-africano, cuja pedra de fundação foi lançada em Novembro de 1910, ou seja, há 114 anos.
O estadista angolano, que se faz acompanhar, nesta visita, da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, chegou à África do Sul na tarde de ontem e foi recebido à chegada, na Base Aérea de Waterkloof, pela ministra da Defesa da África do Sul, Angie Motshekga. Apesar de ter chegado ontem, João Lourenço só inicia a visita de Estado hoje.
Na mesa das discussões entre os dois Presidentes vai estar o fortalecimento da cooperação bilateral em áreas como a Energia, Defesa, Ensino Superior, Educação, Cultura, Juventude e Desportos e outras.
O ministro das Relações Exteriores, Téte António, avançou, ontem, à imprensa angolana, que está prevista a assinatura de pelo menos cinco acordos e a avaliação dos 36 instrumentos jurídicos já existentes entre os dois países, a fim de serem adaptados à realidade actual.
"Quando assinámos o Acordo de Cooperação Geral, em 1998, era uma época diferente e, hoje em dia, continuamos a acreditar que, a cada época, nós devemos continuar a adaptar a nossa relação a nível das exigências que cada época tem”, frisou.
O momento das relações entre Angola e África do Sul, disse Téte António, traduz a vontade política dos dois Chefes de Estado, que passa por imprimir uma nova dinâmica à relação que une os dois países.
"Essa vontade política consiste em darmos um salto qualitativo, no sentido de imprimirmos mais um conteúdo adaptado ao nível de relações que temos hoje, sobretudo ao nível das necessidades e das ambições que cada um dos nossos países nutre”, destacou o chefe da diplomacia angolana.
No quadro do fortalecimento dessas relações, Téte António anunciou que os dois países vão reunir-se, em Luanda, em data a anunciar, em sede da Comissão Binacional, presidida pelos dois Chefes de Estado. Vai ser o primeiro encontro entre as delegações dos dois países, a este nível.
"Temos estado a trabalhar, através de Comissões Mistas”, avançou o ministro das Relações Exteriores, para quem Angola e África do Sul são dois países que se podem complementar em vários domínios.
"A África do Sul já desenvolveu uma base científica muito elevada, que pode ser aproveitada pela República de Angola”, aclarou.
Relações bilaterais
Para o embaixador de Angola na África do Sul, Rui Orlando Xavier, a visita de João Lourenço às terras de Nelson Mandela constitui uma grande oportunidade para os dois países, dado o facto de poderem passar em revista o estado das relações bilaterais e a possibilidade de as incrementar ainda mais.
O diplomata angolano ressaltou que as relações entre os dois países são excelentes, sobretudo nos domínios do comércio, investimentos, segurança e infra-estruturas.
Rui Orlando Xavier disse que essa parceria tem gerado benefícios aos dois países, destacando que, a nível multilateral, Angola e a África do Sul têm procurado coordenar posições em fóruns nacionais e internacionais, para fortalecer as suas vozes e influência no cenário global.
"Essa actuação conjunta tem sido fundamental para a promoção de uma agenda compartilhada de desenvolvimento, estabilidade e resolução de conflitos na região”, referiu o embaixador angolano na África do Sul, em entrevista recente concedida à Angop.
O encontro entre João Lourenço e Cyril Ramaphosa acontece numa altura em que os dois Chefes de Estado se preparam para assumir, no próximo ano, a presidência rotativa de duas organizações relevantes no plano internacional, sendo João Lourenço na União Africana e Cyril Ramaphosa no G20.
Sobre este particular, Rui Orlando Xavier ressaltou que Angola assumiu uma posição de relevante importância ao expressar, pela voz do Presidente da República, a sua opinião e ser parte da Cimeira do G20, realizada recentemente no Rio de Janeiro, Brasil.
Fórum de Negócios
O programa de trabalho do Presidente da República, em Pretória, reserva, ainda hoje, a participação no Fórum de Negócios Angola-África do Sul, que vai juntar a classe empresarial dos dois países, para discussão sobre oportunidades de negócios em ambos os territórios. Está prevista, ainda, a intervenção dos dois estadistas.
O programa prevê, igualmente, a ida do Presidente João Lourenço ao Freedom Park (Parque da Liberdade), onde vai depositar uma coroa de flores e a respectiva assinatura do Livro de Honra. Este monumento histórico sul-africano inclui um memorial com uma lista dos nomes de pessoas mortas durante as Guerras Sul-Africanas, I e II Guerra Mundial, assim como durante a era do apartheid.
Fonte: Jornal de Angola.