scm.gov.ao
Política
03 Outubro de 2024 | 13h10

Conselho de Ministros aprova Plano de Contratação Pública Angolana 2024-2028

COMUNICADO DE IMPRENSA

 

O Conselho de Ministros realizou hoje, dia 03 de Outubro de 2024, a sua 9.ª Sessão Ordinária, na Sala de Reuniões do Palácio Presidencial, na Cidade Alta, sob orientação do Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço.

Nesta sessão, o Conselho de Ministros apreciou o Projecto de Decreto Presidencial que aprova o Plano de Contratação Pública Angolana 2024-2028 (PECPA), instrumento que contém medidas que visam melhorar o funcionamento do Sistema Nacional de Contratação Pública, de modo a se observar maior transparência e racionalização da despesa pública, estabelecer a utilização de novas tecnologias em matéria de contratação pública, promover a competitividade e a qualidade dos bens e serviços, estimulando a concorrência e as aquisições com base na sustentabilidade ambiental.

O Conselho de Ministros apreciou o Relatório de Balanço da Execução do Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027, referente ao I Semestre de 2024, tendo constatado que o PIB global registou um crescimento estimado em 4,6% no I Trimestre e 4,1% no II Trimestre. Constatou-se, ainda, que o aumento contínuo da produção nacional de bens alimentares tem vindo a influenciar a desaceleração da taxa de variação mensal do índice de preços ao consumidor nacional.

Segundo o Relatório, a implementação das acções desenvolvidas no I Semestre do ano de 2024 permitiram o alcance quantitativo e qualitativo dos resultados dos mais variados sectores, com realce para os domínios sociais, do fomento da produção nacional, das infra-estruturas, da construção e das obras públicas.

Ainda nesta sessão, o Conselho de Ministros apreciou o projecto de Decreto Presidencial que cria o Observatório de Género de Angola, Plataforma Digital concebida para congregar e disponibilizar informações quantitativas e qualitativas que permitem subsidiar a formulação e implementação das políticas públicas para as mulheres, proceder ao acompanhamento dos indicadores de desigualdade de género e dos direitos das mulheres, visando dar resposta aos compromissos nacionais e internacionais assumidos pelo País.

 

GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO SECRETARIADO DO CONSELHO DE MINISTROS, em Luanda, aos 03 de Outubro de 2024.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais