scm.gov.ao
Política
10 Julho de 2024 | 09h07

Estabelecida Missão Diplomática de Timor-Leste no país

Angola conta desde terça-feira com uma missão diplomática de Timor-Leste em Angola, com a entrega pelo Ministério das Relações Exteriores, do espaço onde vai, em breve, funcionar a Embaixada daquele país asiático em Luanda.

O acto, testemunhado pelo Presidente timorense, José Ramos-Horta, foi antecedido por um encontro entre as delegações dos dois países e pela assinatura de um termo de entrega pelo ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, e dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Timor-Leste, Bendito Freitas.

Em declarações à imprensa, José Ramos-Horta disse que o passo representa um grande momento, por Angola ser o primeiro País Africano de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) a estabelecer uma Embaixada em Díli.

"Angola já tem presença na Ásia, em Singapura, por exemplo, em Jacarta, na Indonésia, e com esta presença em Timor-Leste deixa-nos confortados. Daremos todo o apoio à presença diplomática angolana em Timor-Leste e na região, para continuarmos a nossa colaboração da melhor maneira possível em benefício e interesse mútuo e da CPLP", garantiu o Presidente Ramos-Horta.

O Chefe de Estado timorense anunciou que o embaixador já designado para Angola chega a Luanda muito em breve, assim que receber as cartas credenciais, de modo a colocar a Embaixada a funcionar e a acompanhar a implementação, execução dos memorandos assinados e  explorar novas ideias para outros acordos bilaterais.

"Creio que será uma Embaixada muito activa para os dois países", sublinhou Ramos-Horta, que agradeceu o Governo angolano pela celeridade e prontidão em garantir um espaço para a instalação da missão diplomática em Luanda.

Téte António, que acompanhou o momento, reconhece a importância que as embaixadas desempenham na aproximação dos Estados, na criação de mecanismos de cooperação, bem como na promoção e disseminação das potencialidades económicas e culturais dos países.

 

Fonte: Jornal de Angola.

 



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais