scm.gov.ao
Política
11 Junho de 2024 | 09h06

Executivo pretende revitalizar Pólo Turístico do Okavango

O secretário de Estado para o Turismo, Hélder Marcelino garantiu, no município do Dirico, província do Cuando Cubango, que o sector vai imprimir maior dinamismo para a revitalização do Pólo de Desenvolvimento Turístico da Bacia do Okavango, que conta com uma área de cerca de 12 mil hectares, para a implementação de infra-estruturas.

Hélder Marcelino que falava à imprensa, no fim da visita que efectuou em algumas infra-estruturas turísticas e hoteleiras do Dirico, constatou que muitos empreendimentos encontram-se em estado de abandono e outros totalmente vandalizadas, situação preocupante, porque dificulta o desenvolvimento do sector do turismo na região, através da atracção de turistas e potenciais investidores.

Segundo o governante, o Ministério do Turismo está a dialogar com os investidores e proprietários de infra-estruturas turísticas para a análise das suas perspectivas actuais para retomada da actividade e em função das condições necessárias trabalhar-se-á em conjunto as soluções mais viáveis.

O Ministério do Turismo, através das conversas que tem mantido com alguns proprietários das distintas infra-estruturas de acomodação e restauração existente no Dirico e que se encontram inoperantes, está convicto de que a curto espaço de tempo poderão ser recuperadas e reabilitadas para estarem ao serviço das pessoas que pretendam visitar a região.

Hélder Marcelino garantiu que a curto espaço de tempo esta situação poderá ser ultrapassada para que o município do Dirico volta a acolher os turistas que queiram visitar a referida localidade que é potencialmente rica em biodiversidade e que bem aproveitada pode alavancar o sector do Turismo no Cuando Cubango e no país em geral.

Implementação

O Pólo de Desenvolvimento Turístico da Bacia do Okavango, tem muito espaço para a implementação de infra-estruturas turísticas, faltando apenas os potenciais investidores apresentarem as suas propostas e projectos de investimento para à posterior, o Ministério do Turismo fazer avaliação dos mesmos para a sua validação.

Hélder Marcelino afirmou que muitos empreendimentos, que serviam de alojamento aos turistas que visitavam o município do Dirico ficaram inoperantes por razões diversas, estão a fazer muita falta a esta localidade que está inserida no roteiro turístico do projecto Okavango/Zambeze e onde se realiza o concurso internacional de pesca desportiva.

O desenvolvimento turístico da Bacia do Okavango é rico em termos de recursos florestais, faunísticos e hídricos, mas a falta de infra-estruturas de apoio, sobretudo de estradas em condições têm estado a afugentar muitos investidores e turistas.

Questionado sobre as dificuldades de comunicação em algumas zonas do Pólo de Desenvolvimento Turístico da Bacia do Okavango, onde foram implementadas algumas infra-estruturas turísticas, o governante disse que a sua instituição vai advogar junto do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), para a resolução desta situação que também constitui um dos impasses para atracção de investidores no sector do turismo.  

O Ministério do Turismo, explicou que está aberto à recepção de investidores no sector e trabalharem em conjunto, principalmente para a rápida formalização e legalização dos espaços, onde os mesmos poderão investir os seus recursos financeiros.

Fonte: Jornal de Angola.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais