scm.gov.ao
Política
14 Março de 2023 | 09h03 - Actualizado em 14 Março de 2023

Grupo Africano defende fundo de apoio aos desastres naturais

A aprovação de um fundo de apoio aos desastres naturais, para fazer face aos estragos causados pelos efeitos das mudanças climáticas.

O Grupo Africano da União Inter-parlamentar defendeu, esta segunda-feira, em Manama, capital do Reino do Bahrain, a aprovação de um fundo de apoio aos desastres naturais, para fazer face aos estragos causados pelos efeitos das mudanças climáticas.

A Presidente do Parlamento de Moçambique, Esperança Bias, disse, em declarações à imprensa no final de uma reunião com a sua homóloga angolana, Carolina Cerqueira, que a aprovação deste fundo serviria para dar suporte aos países que sofrem com o impacto das alterações climáticas, de uma forma geral.

"É uma pena que a resolução proposta para a aprovação deste fundo não tenha sido aprovada, mas vamos continuar a nos bater para que seja, efectivamente, aprovada a fim de garantir que os países atingidos pelos efeitos das alterações climáticas, como é o caso de Moçambique, tenham algum apoio para recuperar”, disse.

Apoio a Angola

Esperança Bias manifestou. Igualmente, o apoio do seu país na realização da 147ª Assembleia-geral da IUP marcada para Outubro deste ano em Luanda.

De acordo com a responsável, Angola pode e poderá contar com Moçambique para a realização exitosa do evento, por se tratar de um país irmão, em primeiro lugar, e africano em segundo lugar.

Angola recebeu o mesmo apoio de Cabo Verde, na voz do vice-presidente do parlamento, Armindo João da Luz, durante uma reunião com a sua homologa angolana, Carolina Cerqueira.

Por seu turno, o secretário-geral do Fórum Parlamentar da CIRGL, Onyango Kakoba, aproveitou o encontro que manteve com Carolina Cerqueira não só para manifestar o apoio da organização regional como também para reforçar o convite para a participação na assembleia prevista para o final do mês de Abril no Sudão do Sul.

Carolina Cerqueira aproveitou o momento para dar a conhecer os passos dados por Angola no quadro do processo de pacificação do leste da RDC.

De acordo com Carolina Cerqueira, o apoio e a solidariedade dos países da região é essencial para o alcance da paz e da estabilidade da RDC, bem como da própria Região dos Grandes Lagos.

Angola-Brasil

 

Ainda no quadro da participação na 146ª Assembleia-geral da IUP, Carolina Cerqueira manteve um encontro de cortesia com o chefe da delegação do Brasil, Atila Linz, que manifestou, igualmente, o apoio a Angola.

Atila Linz adiantou que o encontro de Luanda engaja a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), razão pela qual o Brasil está com Angola nesta empreitada.

De recordar que durante a assembleia-geral da IUP, os parlamentares vão analisar as estratégias da organização nas alterações climáticas, a responsabilização a todos os níveis, bem como a transformação de discursos em acções de combate às alterações climáticas.

Em abordagem consta ainda o reforço sobre a legislação climática para  reduzir as emissões de gaz carbono e o apoio para uma transição de energias limpas.

A União Inter-parlamentar é composta por 178 parlamentos nacionais e 12 assembleias regionais. Actualmente é o principal interlocutor parlamentar das Nações Unidas.


Fonte:Angop



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais