scm.gov.ao
Política
02 Dezembro de 2024 | 09h12

Joe Biden inicia visita a Angola

O Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden inicia hoje, segunda-feira, uma visita de três dias a Angola no quadro do reforço da cooperação bilateral e multilateral.

A visita do Presidente norte-americano reconhece o papel de Angola como líder regional e vai reafirma a verdadeira transformação da relação entre os Estados Unidos da América e a República de Angola.

Os dois países trabalham conjuntamente para vencer desafios prementes e críticos, como a melhoria das infra-estruturas em África e o incremento das oportunidades económicas e do desenvolvimento sustentável no continente.

A expansão das tecnologias e da cooperação científica, o reforço da paz e a segurança e o fortalecimento da segurança alimentar são também outras das prioridades definidas pelos dois países na sua relação estratégica.

Com esta visita, os dois países terão a chance de avaliar a eficácia dos acordos existentes e projectar novas áreas de investimento, envolvendo, sobretudo, o sector privado. 

Durante os três dias de visita, o ponto mais alto será um encontro com o chefe de Estado angolano João Lourenço, no primeiro dia, para abordar a estratégia futura das relações de cooperação bilaterais.

Do programa que Jon Biden cumprirá em terras angolanas prevê-se a visita ao Corredor do Lobito na província de Benguela.

A aproximação aos norte-americanos tornou Angola no terceiro maior credor do EUA com uma dívida que cresceu em 223 porcento nos últimos sete anos.

A chegada de João Lourenço ao Governo, em 2017, levou a uma redefinição das prioridades do país em termos de relacionamento com as principais potências mundiais, com uma aproximação mais aberta aos Estados Unidos da América (EUA).

A visita de Joe Biden constitui uma nova janela para a atracção de novos investidores americanos, que podem aproveitar a melhoria do ambiente de negócios em Angola para diversificar os seus investimentos.

Espera-se, com essa missão de Estado, que os dois países encontrem plataformas de entendimento ajustadas à realidade dos respectivos povos, capazes de proporcionar vantagens mútuas e diversificar a cooperação existente.

Actualmente, as relações de cooperação entre os dois países têm o seu quadro jurídico assente num Acordo Geral que opera nos mais variados domínios da vida económica e social do país, com forte presença nas áreas de infra-estruturas, comércio Industria, agricultura, saúde, comunicação social, transporte, segurança alimentar entre outros.

Angola e EUA são parceiros estratégicos, com relações político-diplomáticas e de cooperação que conhecem um assinalável incremento há 30 anos, propiciando a assinatura de vários instrumentos jurídicos nos domínios social, comercial e empresarial. 

Fonte: Angop.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais