scm.gov.ao
Nacional
26 Março de 2023 | 08h03 - Actualizado em 26 Março de 2023

Plataforma logística vai impulsionar o comércio no Luau

Benguela - O Governo angolano está a criar condições para implementação de uma plataforma logística no município do Luau (Moxico), para impulsionar o comércio naquela região.


Segundo a administradora municipal do Luau, Filomena Aires, está previsto também a construção de espaços de conveniência, parques de estacionamento e outros serviços.

"O Presidente da República exarou um despacho em que autoriza a construção da estrada que liga Luau-Lumeje Kameia, e Luau-Alto Zambeze", explicou.

O PLANAGRÃO é outro projecto que consta das acções do Executivo, pelo que convidou os empresários a investir no município", apelou.

Filomena Aires fez saber que o Aeroporto Internacional do Luau está à disposição, assim como a estrada 180 que liga o Moxico a Lunda sul  já asfaltada e em boas condições.

Quanto ao turismo, disse que o município tem muitas zonas por explorar, dando como exemplo a antiga vila do Luau e as quedas do Saipaco.

Em relação a ponte sobre o rio Luau, que separa Angola da República Democrática do Congo (RDC), visitada pelos excursionistas, afirmou que poderá ser substituida, por ser já velha.

Estima-se que diariamente atravessam-na acima de 500 pessoas, para ambos lados.

Por outro lado, o inspector Jorge Joseph, comandante de Policia de Guarda Fronteira, garantiu segurança na travessia das populações, das 8 horas às 17h30m.

Questionado sobre a proveniência de cidadãos ilegais, revelou que há sempre tentativas mas que são prontamente controladas pelas forças de segurança, através de um passe de travessia.

"Enquanto os angolanos deslocam-se para o outro lado da fronteira a procura de serviços de saúde, os congoleses buscam produtos da cesta básica, por ser de fácil aquisição no país, e trazem tubérculos como a mandioca e alguns produtos consumidos neste lado", acrescentou.

Por sua vez, a directora do Gabinete Municipal da Cultura Turismo, Juventude e Desportos, Mani Paulo, defendeu a criação de infra-estruturas como bares, restaurantes e resortes, para os turistas terem algum lugar para lazer, independentemente de apreciarem as "belíssimas paisagens naturais e fazer fotografias para recordação".

"Esta é a segunda visita de excursionistas na região. Já estiveram aqui turistas estrangeiros, vindos de Dar-es-Salam (Tanzânia), no Comboio de luxo sul-africano, da Rovos Rail", afirmou.

A ponte fronteiriça está localizada a cerca de dez quilómetros da cidade do Luau. A zona ainda é desconhecida por muitos angolanos, segundo Mani Paulo.

Fonte: Angop.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais