O Presidente da República, João Lourenço, recomendou, nesta quarta-feira, aos quadros dos Serviço de Inteligência Externa (SIE) a estarem de "olhos abertos” a tudo que se passa no mundo, sobretudo em termos de estabilidade e segurança.
O Chefe de Estado fez o pronunciamento quando concedia posse à nova directora-adjunta dos Serviços de Inteligência Externa, Teresa Manuel Bento da Silva, nomeada recentemente por Decreto Presidencial.
Numa breve intervenção, o Presidente João Lourenço lembrou que o mundo de hoje é cada vez mais conturbado e marcado por conflitos de toda a ordem.
"Esta madrugada mesmo fomos surpreendidos com alguma instabilidade que reina na República do Gabão, um país irmão aqui mesmo próximo”, afirmou o Estadista angolano.
Na madrugada desta quarta-feira um grupo de militares do exército gabonês anunciou um golpe de Estado, em rede nacional de televisão local, após a divulgação dos resultados das eleições gerais do país.
Quanto ao Serviço de Inteligência Externa (Angola), é o órgão destinado à produção de informações, análises tendentes à realização de medidas e acções de inteligência e de segurança de Estado.
A acção desse órgão visa, fundamentalmente, garantir a segurança externa do país, a preservação do Estado de Direito Democrático constitucionalmente estabelecido e a protecção da população contra ameaças e vulnerabilidades.
Fonte: Angop.