scm.gov.ao
Internacional
10 Janeiro de 2025 | 14h01 - Actualizado em 10 Janeiro de 2025

Presidente angolano chega ao Uganda

O Presidente da República, João Lourenço, chegou esta sexta-feira à capital ugandesa, Kampala, para participar, sábado, na Cimeira Extraordinária da União Africana sobre o Programa Abrangente para o Desenvolvimento da Agricultura em África (CAADP).

No Aeroporto de Internacional de Entebbe, João Lourenço  recebeu cumprimentos de boas-vindas de autoridades ugandesas e do ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, entre outras individualidades. 

No evento, o Chefe de Estado vai dirigir os trabalhos da cimeira na condição de primeiro-vice-presidente da Mesa da Assembleia da União Africana (UA), numa altura em que se aproxima o mês de Fevereiro, altura em que Angola vai assumir a liderança da organização continental por um período de um ano.

A Cimeira Extraordinária da União Africana sobre o Programa Abrangente para o Desenvolvimento da Agricultura em África (CAADP), que vai no seu penúltimo dia, iniciou quinta-feira e encerra neste sábado (11).

O evento vai contar com a participação dos presidentes de diferentes países africanos ou seus representantes, bem como especialistas, responsáveis pela agricultura (silvicultura, pescas e pecuária), desenvolvimento rural, água e meio ambiente.

Representantes da juventude, das mulheres e parceiros de desenvolvimento também marcam presença no fórum.

O CAADP tem sido um quadro fundamental para a transformação da agricultura em África desde a sua criação em 2003 com a Declaração de Maputo, onde os Chefes de Estado e de Governo africanos comprometeram-se a atribuir pelo menos 10% da despesa pública à agricultura para alcançar uma taxa de crescimento anual de 6% no Produto Interno Bruto (PIB) agrícola.

O programa está alinhado com a Agenda 2063 da União Africana, organização constituída em 26 de Maio de 2002, quando entrou em vigor o seu Acto Constitutivo, em substituição da Organização de Unidade Africana (OUA), criada em 1963.

Actualmente, a organização continental reúne 55 países africanos.

 

Fonte:Angop.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais