A Primeira-Dama da República de Angola, Ana Dias Lourenço procedeu, nesta quarta-feira, à entrega de diversos equipamentos tecnológicos à Escola Secundária Welwitschia Mirabilis, em Moçâmedes, capital da província do Namibe.
Os meios servirão para equipar três laboratórios de Biologia, Química, Física e dois de Informática.
Entre os equipamentos destacam-se 35 computadores para propiciar aos estudantes a optimização e o manuseio das tecnologias de informação, no quadro dos desafios da era digital. O apetrecho da área de Informática e actualização dos equipamentos conta com o apoio das autoridades locais e de parceiros, como as empresas Huawei e ITA APARATUS.
A iniciativa resulta do compromisso da Primeira-Dama da República com a referida escola, aquando da sua inauguração em 2007, no sentido de contribuir para a sua manutenção e elevação do nível de qualidade do processo de ensino e aprendizagem.
Na altura da inauguração do Liceu n.º 58 Welwitschia Mirabilis, Ana Dias Lourenço exercia o cargo de ministra do Planeamento e o compromisso foi reafirmado, após solicitação dos estudantes, por altura da visita à referida escola já nas vestes de Primeira-Dama da República. A falta de laboratórios era uma das principais dificuldades que a instituição apresentava. "Hoje, fazem parte do passado”, disseram os estudantes.
Os alunos, em nota de agradecimento, ressaltaram o empenho do Governo da Província pela aposta no sector da Educação, particularmente na extensão da rede escolar a todos os níveis de ensino.
As duas salas de Informática estão associadas a uma rede de Internet e aos estudantes ansiosos em melhorarem o processo de aprendizagem das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
Além de agradecer o gesto, prometeram cuidar dos bens para servirem, também, às gerações vindouras. Pediram à Primeira-Dama, a madrinha da instituição, um meio de transporte com 30 lugares, para suprir a limitação enfrentada nas deslocações para as aulas de campo.
Significado do acto
A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço considerou a "cerimónia singela”, mas com muito significado, sublinhando o papel crucial da instituição na formação do homem.
Para o governador Archer Mangueira, "ficam, criadas as condições para munir os estudantes com conhecimentos essenciais para enfrentarem os desafios da era digital, conciliando a teoria e a prática em informação automática”.
Além disso, será possível estabelecer interligação com salas inteligentes à distância, bem como de outros países com sistemas similares, uma valência muito importante para uma província como o Namibe, onde muitos alunos têm dificuldades nos estabelecimentos de ensino.
O governante apelou à comunidade escolar do Liceu Welwitschia Mirabilis a contribuir para a preservação dos novos equipamentos, porque "só assim os alunos poderão tirar deles os melhores benefícios”.
A escola, com 21 salas de aula e 63 turmas, conta com quatro cursos e é assegurada por 153 professores, que leccionam para 213 alunos.
Fonte: Jornal de Angola.