scm.gov.ao
Política
27 Junho de 2024 | 08h06

SADC discute em Luanda promoção do comércio regional

O Ministério da Indústria realizou nesta terça-feira, em Luanda, um encontro com o grupo técnico para preparar a 34ª reunião do Comité de Ministros do Comércio da SADC e a 24ª reunião do Grupo de Trabalho Ministerial para a Integração Económica Regional com vista a estimular e promover as trocas comerciais a nível da região.

O director nacional para a Integração e Desenvolvimento Económico, Anatole Domingos disse que o principal objectivo desta sessão de trabalho é preparar a agenda notada da reunião dos ministros do Comércio da SADC, bem como, preparar a reunião de ministros do grupo de trabalho ministerial sobre a integração regional a ter lugar nos próximos dias.

Anatole Domingos avançou que, durante a sessão que decorre de 25 a 27 do corrente mês, os ministros vão apreciar inúmeros documentos, dentre eles a questão da oferta à revista de Angola para a implementação efectiva da Zona do Comércio Livre da SADC, a questão da sessão da República Democrática do Congo ao protocolo sobre trocas comerciais da SADC, bem como a avaliação do grau de implementação do roteiro de industrialização nos mais variados pilares, competitividade, inovação e questões transversais.

O Comité de Ministros do Comércio da SADC, disse, é responsável por supervisionar as actividades nas principais áreas de integração, monitorização e controle da implementação do Plano Indicativo Estratégico de Desenvolvimento Regional (RISDP).

O director salientou que alguns Estados membros têm pendência relativamente à oferta na implementação da Zona, nomeadamente: Angola e a República Democrática do Congo que é a própria ascensão ao protocolo.

Anatole Domingos disse ainda que dados da SADC e do plano estratégico com a industrialização apontam o desafio da integração regional e do desenvolvimento das cadeias de valor como sendo um objectivo da organização para massificar as trocas comerciais e com isso aumentar o fluxo comercial.

Fonte: Jornal de Angola.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais