scm.gov.ao

Angola é um País do Continente Africano multicultural. Isto é, abriga em seu território diversas culturas, línguas, costumes e origens. 

A cultura angolana advém das etnias que se constituíram no País há séculos principalmente os ovimbundos, ambundos, kicongos, tchókwes e ovambos.

Tendo sido uma colónia portuguesa, Angola tem fortes influências culturais daquele País, a começar pela introdução da língua portuguesa e do cristianismo, registam-se por tudo isto elementos culturais muito diversos, em constelações que variam de região para região.

Uma das grandes mais-valias de Angola é sem dúvida a sua cultura em todas as suas manifestações. A música angolana, tanto a tradicional (semba, rebita, kazucuta, tchianda entre outras), como a que hoje é chamada de "música  moderna” (kizomba, kuduro, zouk) tem sabido trilhar o seu caminho, já com alguma projecção internacional.
Existem alguns instrumentos tradicionais que importa mencionar, que fazem parte da riqueza cultural e tradicional angolana, como o batuque, o kissange
, o hungo, a dicanza e a marimba. Já o primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, dizia, num dos seus poemas: "À marimba e ao kissange, ao nosso Carnaval, havemos de voltar".

As danças tradicionais extremamente ritmadas têm também lugar de destaque, não deixando ninguém indiferente.
O carnaval é sem dúvida uma das expressões culturais a seguir com um conjugar harmonioso de música e dança, como o semba, varina, cabetula, kazucuta e cabecinha.

 

Fonte:Angop

Em termos de artesanato, Angola tem muito a oferecer.

O artesanato em madeira é talvez o que tem mais expressão (pau-preto, pau cinza, pau rosa, panga-panga), mas existem ainda outros materiais que são explorados com muita mestria, como o barro, a mateba (fibra de palmeira), bronze, marfim e chifre.

Fonte: Angop

Em actualização