imagem-
22-08-2019 Presidente do Tchad visita Angola

O Chefe de Estado da República do Tchad, Idriss Déby Itno, desembarcou, na tarde desta quarta-feira, em Luanda, para uma visita oficial de 24 horas, tendente ao reforço das relações de cooperação bilateral em vários domínios.

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o estadista tchadiano, que regressa quinta-feira ao seu país, recebeu cumprimentos de boas-vindas do ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, de membros da embaixada tchadiana, dentre outras entidades.

O chefe da diplomacia angolana disse à imprensa que essa visita se afigura como uma resposta a um convite feito pelo Presidente da República, João Lourenço, e que visa avaliar o estado da cooperação entre os dois estados.

O programa oficial da visita começa a ser cumprido na manhã desta quinta-feira, com o encontro entre os dois Chefes de Estado, no Palácio da Cidade Alta, frisou Manuel Augusto, que em Julho deste ano foi portador de uma mensagem de João Lourenço ao homólogo tchadiano.

Na missiva, entregue durante uma audiência na cidade de N'Djamena, o Presidente angolano manifestou o desejo do fortalecimento das relações entre os dois países.

Na ocasião, Idriss Déby e o ministro angolano abordaram assuntos relativos a Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) e a necessidade de um contacto ao mais alto nível para a troca de ideias sobre a melhor maneira de se transformar a organização e torná-la mais eficaz e dinâmica.

O momento serviu também para os dois Estados assinarem uma acta das discussões tidas a nível ministerial, no quadro da identificação de novas áreas de cooperação, com Manuel Augusto e o então ministro da Agricultura e Florestas, Marcos Nhunga, a representarem Angola.

Pelo Tchad, rubricaram o documento os titulares das pastas dos Negócios Estrangeiros, Integração Africana, Cooperação Internacional e Diáspora, das Finanças e Orçamento, bem como da Pecuária, segundo uma nota do Ministério das Relações Exteriores.