imagem-
07-01-2020 Presidente da República convidado a visitar o Brasil

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu um convite do homólogo da República Federativa do Brasil, Jair Bolsonaro, para visitar aquele país da América do Sul, em data a acertar pelos canais diplomáticos.

A informação foi prestada à imprensa pelo ministro brasileiro das Relações Exteriores, Ernesto Fraga Araújo, à saída de uma audiência que lhe foi concedida pelo Chefe de Estado angolano, durante a qual procedeu a entrega oficial do convite.

Ernesto Fraga Araújo disse que a missiva aborda também o fortalecimento das relações de amizade e de cooperação entre os dois Estados.

 “Falamos sobre as perspectivas e o conteúdo dessa relação datada de longos anos, mas que está no momento de ser reestruturada e passar para um patamar mais elevado, a partir das prioridades de ambos países “, sublinhou o governante.

Declarou que o Governo brasileiro vai continuar a participar no processo de desenvolvimento e crescimento de Angola, sobretudo com investimentos ligados ao sector privado.

Segundo Ernesto Fraga Araújo, o momento serviu, também, para analisar o estado da cooperação nas áreas de segurança, combate à criminalidade e ao narcotráfico, bem como temas candentes do continente africano e sul americano, relacionados com os sectores político, económico e social.

O diplomata brasileiro efectua, desde quarta-feira, uma visita oficial a Angola, no quadro do incremento da cooperação entre as duas nações.

Acordo de cooperação

Neste âmbito, as Repúblicas de Angola e Federativa do Brasil assinaram esta quinta-feira, em Luanda, um acordo de cooperação sobre segurança e ordem interna.

Os dois países estabeleceram relações diplomáticas a 12 de Novembro de 1975. O Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola, proclamada a 11 de Novembro de 1975.

Cinco anos depois (1980), assinaram o Acordo Geral de Cooperação Económica, Técnico-científico e Cultural, instrumento que constitui a base fundamental para o desenvolvimento da cooperação bilateral.

Em 2010, Angola e o Brasil rubricaram o acordo de Parceria Estratégica

Fonte: Angop