
O ministro dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Azevedo, defendeu em Moçamedes, a necessidade de se transformar o potencial mineiro da província do Namibe em riqueza real.
Ao falar na abertura do workshop, que decorre nesta quarta-feira na cidade de Moçamedes, o governante referiu para o efeito a necessidade da realização de um estudo sobre o potencial da região.
Tal estudo, segundo o ministro, requer capital, daí a necessidade da intervenção do estado e do empresariado nacional.
Quanto ao projecto minero-siderúrgico de Cassinga, situado na localidade da Jamba mineira da Huíla, o ministro sublinhou que, embora o recurso mineral se encontra na província da Huíla, será ecoado a partir do Porto Mineiro do Sacomar (Moçâmedes).
Por isso, defendeu a criação de infra-estruturas industriais e de logísticas na província do Namibe, para a transformação do minério de ferro em aço.
Explicou ser objectivo do workshop apresentação do potencial da província, com base os estudos anteriores, actuais e outros estudos a serem feitos no amplo do plano nacional de geologia.
Estão em abordagem temas sobre licenciamento, legislação e cadastro mineiro e os projectos em implementação.
No domínio petrolífero, a Agência Nacional de Petróleo e Gás vai abordar sobre o potencial hidrocarbonetos da província do Namibe e os passos dados relativos à licitação de blocos de petróleo na província.
Fonte: Angop
Partilhar