imagem-
17-01-2020 Presidente da República já no país

O Chefe de Estado, João Lourenço, regressou ao país, na tarde desta quinta-feira, proveniente de Maputo, onde testemunhou a investidura de Filipe Nyusi, eleito para o seu segundo mandato como Presidente da República de Moçambique.

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o estadista angolano recebeu cumprimentos de boas vindas do vice-presidente da República, Bornito de Sousa, do governador de Luanda, Luther Rescova, de membros do Executivo, dentre outras individualidades.

Realizada na Praça da Independência (Maputo), a cerimónia de investidura de Filipe Nyusi, reeleito a 15 de Outubro, com 73 por cento dos votos, contou com a presença de 10 Chefes de Estado africanos e cerca de 10 mil pessoas.

À margem do empossamento de Filipe Nyusi, João Lourenço manteve um encontro com o seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, também presente na cerimónia de tomada de posse.

Durante o encontro, em que prevaleceram as relações de amizade existentes entre os dois povos, foi abordada a necessidade do reforço da cooperação bilateral.

Nas eleições gerais, Nyusi, também presidente da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) - partido no poder desde a independência, em 1975 - foi reeleito na primeira volta, de acordo com os resultados oficiais.

Filipe Jacinto Nyusi nasceu a 09 de Fevereiro de 1959, em Namau, distrito de Mueda, província de Cabo Delgado. Entre 2008 e 2014 exerceu a função de ministro da Defesa e em 2014 foi eleito quarto Presidente de Moçambique.

 

 Fonte: Angop