imagem-
28-01-2020 Presidente da República recebe presidente do Fundo Global

O presidente do Fundo Global, Donald Raberuka, reafirmou esta segunda-feira, em Luanda, o seu apoio ao Executivo angolano, com objectivo de se erradicar doenças como a malária, tuberculose e o VIH/Sida, até ao ano de 2030.

À saída de uma audiência, que lhe foi concedida pelo Presidente da República, João Lourenço, Donald Kaberuka sublinhou a determinação de continuar a trabalhar com o Governo angolano no combate às grandes endemias, nos próximos dez anos.

Em declarações à imprensa, o presidente do Fundo Global referiu que a maior responsabilidade é do Governo de Angola, que deve aumentar o orçamento e outros financiamentos para o sector da saúde.

Segundo Donald Kaberuka, o aumento deve ter em conta o acesso universal à assistência médico-medicamentosa, a equidade, bem como a criação de um sistema de saúde forte.

Donald Kaberuka, de nacionalidade ruandesa, está no país a convite das autoridades angolanas para uma visita de três dias, durante a qual vai tratar de questões relacionadas com a cooperação bilateral.

No âmbito da parceria para o combate às grandes endemias, está previsto para a próxima quarta-feira a assinatura de um Acordo-Quadro entre o Governo angolano e o Fundo Global.

 

Fonte: Angop