imagem-
07-02-2020 Angela Merkel está em Luanda

A Chanceler alemã, Angela Merkel, chegou ao fim da manhã desta sexta-feira (07) a Luanda, para aprofundar as relações diplomáticas e de cooperação com Angola em vários domínios.

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, a governante alemã, que não prestou declarações à imprensa, recebeu cumprimentos de boas vindas do ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto, e de outras personalidades.

De acordo com o programa da visita,  Angela Merkel manterá um encontro de trabalho com o Presidente da República, João Lourenço.

Posteriormente, a Chanceler alemã e o Chefe de Estado angolano vão proceder à abertura do Fórum Económico Angola-Alemanha.

A delegação de Angela Markel integra, entre outros responsáveis, o presidente do Grupo Volkswagen na África do Sul, o alemão Thomas Schaefer, cuja empresa vai instalar uma fábrica de montagem de veículos da marca Volkswagen na Zona Económica Especial Luanda/Bengo.

Esta é segunda visita de Angela Merkel a Angola. A primeira aconteceu em 2011, ocasião em que foi acordada uma parceria alargada entre os dois Estados.

Por seu turno, o Presidente João Lourenço visitou a Alemanha em Agosto de 2018. Em Setembro do ano passado, o estadista angolano voltou a encontrar-se com a Chanceler Angela Merkel em Nova Iorque.

A parceria entre Angola e Alemanha, iniciada em 1979, ganhou um novo impulso com a realização da I Sessão da Comissão Bilateral, em 2012, em Berlim, tendo Angola se tornado, nos últimos anos, no terceiro parceiro comercial deste país da Europa Ocidental na África subsahariana. 

Nascida a 17 de Julho de 1954, em Hamburgo (República Federal Alemanha), Angela Dorothea Merkel é uma política alemã e Chanceler do país desde 2005. Foi líder do partido de centro-direita União Democrata-Cristã de 2000 a 2018.

Fonte. Angop