imagem-
08-02-2020 Presidente da República augura reforço da cooperação com Alemanha

O Presidente da República, João Lourenço, manifestou nesta sexta-feira, dia 07 de Fevereiro, em Luanda, o interesse de Angola em aprofundar a cooperação com as instituições financeiras alemãs, com vista a assegurar financiamento para o desenvolvimento de vários sectores da economia nacional.

No seu discurso por ocasião da visita ao país da Chanceler Alemã, Angela Merkel, o Presidente destacou a necessidade de financiamentos para o desenvolvimento dos sectores do gás, da energia e águas, bem como de infra-estruturas rodoviárias, ferroviárias e portuárias, no regime de parcerias públicas-privadas.

Em relação às infra-estruturas, falou das concessões para a exploração e gestão dos principais caminhos-de-ferros - com destaque para o de Benguela - e portos existentes, com vista a rentabilizar o tráfico internacional de mineiros e outras mercadorias e passageiros dos países encravados.

Para João Lourenço, a exploração destas infra-estruturas constitui um grande desafio para os grandes investidores alemãs do ramo dos transportes.

Manifestou o interesse do Executivo angolano em estabelecer com a Alemanha programas de assistência na formação e capacitação de quadros de investigação e cooperação científica, nos sectores de agricultura e florestas, das pescas, da educação e formação profissional e da saúde.

Na visão do Estadista angolano, o intercâmbio Angola-Alemanha, ao mais alto nível, constitui uma demonstração do grande dinamismo que caracteriza as relações entre ambos os países.

Trata-se igualmente da demonstração do interesse recíproco dos dois Estados em realizarem, com pragmatísmo, quer ao nível institucional, como empresarial, acções diversas que vão contribuir para a intensificação das relações económicas e empresariais e outras, segundo o Presidente.

O Titular do Poder Executivo realçou que, no domínio da cooperação financeira, a Alemanha tem revelado uma abertura que corresponde às expectativas angolanas em matéria de projectos de desenvolvimento.