imagem-
10-02-2020 Presidente João Lourenço participa na cimeira da União Africana (UA)

O Presidente da República, João Lourenço, deixou na manhã de (sábado) Luanda, com destino a Addis Abeba, na Etiópia, onde participa domingo na 33ª Sessão Ordinária dos Chefes de Estados e de Governo da União Africana (UA).

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, acompanhado da primeira-dama, Ana Dias Lourenço, o Chefe de Estado recebeu cumprimentos de despedida do Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, entre outras individualidades protocolares.

Este ano, a Cimeira da UA acontece nos dias  09 e 10 do corrente mês, sob o lema “ Fazer Silenciar as Armas por Forma a Garantir o Desenvolvimento de África”.

A Cimeira de Addis Abeba vai discutir, entre outros temas, as “reformas institucionais da União Africana”, a consolidação do processo relativo à zona de livre comércio em África e o relatório sobre as negociações com a União Europeia, após Coutonu (Benin).

O Conselho Executivo dos países membros da organização continental preparou, nos dias seis e sete deste mês, a agenda dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana.

Durante a 33ª Sessão Ordinária dos Chefes de Estados e de Governo da União Africana, o Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, vai assumir a liderança rotativa da UA, em substituição de Abdel Fatah Hussein Al-Sisi, Presidente do Egipto.  

Fonte:Angop