imagem-
11-02-2020 Presidente João Lourenço deixa Addis Abeba

Presidente da República, João Lourenço, deixou já Addis Abeba, capital da Etiópia, com destino a Luanda, depois de participar na 33ª Cimeira da União Africana (UA).

O evento, que termina nesta segunda-feira, decorre sob o lema: Silenciar as armas, criando um ambiente favorável ao desenvolvimento".

Em declarações à imprensa, no Aeroporto de Addis Abeba, o Estadista afirmou que sai da Cimeira convicto que ainda é necessário fazer muito mais para se alcançar a paz no continente.

"Precisamos fazer muito mais para se alcançar a paz em todo o continente, ela ainda está muito longe de ser alcançada", observou o Presidente João Lourenço.

À margem da Cimeira, que elegeu Cyril Ramaphosa, Presidente da África do Sul, como novo presidente da UA, João Lourenço teve encontros com os seus homólogos do Tchad, Idriss Déby, Ruanda, Paul Kagame, e Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca.

A África do Sul vai acolher, em Maio deste ano, uma Conferência Extraordinária da União Africana (UA), que irá analisar a implementação do principal roteiro da organização continental para responder às circunstâncias de emergência.

Fonte: Angop