
Um protocolo de cooperação para o período 2020-2022, nos domínios da formação profissional, assistência técnica e trocas de experiência, foi rubricado nesta segunda-feira, em Lisboa, pelo Ministro da Administração Pública, Trabalhado e Segurança Social, Jesus Maiato e a sua homóloga portuguesa, Ana Mendes Godinho.
A assinatura do acordo representa o reactivar da colaboração institucional entre o MAPTSS e o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal e abrange a área da segurança social.
Em declarações à imprensa, à margem da assinatura dos documentos, o ministro Jesus Maiato referiu que o memorando é fruto da visita do Presidente Angolano, João Lourenço em Novembro de 2018 e de Marcelo Rebelo de Sousa a Angola em 2018.
O governante informou ainda que em 2003, foi assinada uma convenção, mas não foi implementada na altura.
A anteceder a assinatura deste protocolo, que decorreu nas instalações do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em Lisboa, testemunhado pelo Embaixador de Angola em Portugal, Carlos Alberto Fonseca, os dois ministros estiveram reunidos durante cerca de uma hora para agilizar a calendarização das etapas de aplicação, para este ano.
Nesse sentido, ficou estabelecida a criação de uma equipa de trabalho com responsáveis dos dois países, que vão se encarregar de estabelecer a calendarização da aplicação das acções prioritárias a serem desenvolvidas até ao final do ano.
No âmbito desta sua deslocação a Portugal, o Ministro Jesus Maiato visitou o Centro de Formação Profissional da Amadora, que tem o seu foco para as áreas da electricidade, energia, electrónica e automação, bem com o Instituto de Energia e Formação Profissional, localizado na cidade de Setúbal.
Nesta sua visita de trabalho a Portugal, o Ministro Jesus Maiato está acompanhado por uma delegação integrada por directores e técnicos do seu gabinete.
Fonte: Angop
Partilhar