
A ministra da Educação, Ana Paula Elias, defendeu nesta (quinta-feira), em Luanda, a promoção da igualdade do género em todas as carreiras ligadas às tecnologias e inovação, para reduzir a disparidade existente entre homens e mulheres na investigação científica.
A governante discursava na sessão de abertura do workshop sobre os “Desafios da Mulher na Ciência”, por ocasião do dia Internacional da Mulher e da Menina na Ciência e na Rádio, realizado no Instituto Superior de Telecomunicações, Informação e Comunicação, localizado no distrito urbano do Rangel.
De acordo com a ministra, é preciso reduzir as diferenças entre homens e mulher e promover competências essenciais para o emprego, por formas a contribuir para o rápido crescimento socioeconómico.
Sem adiantar dados comparativos, Ana Paula Elias considerou importante a luta pela redução do fosso existente entre homens, mulheres e meninas no sector das tecnologias.
Durante a sua intervenção, enalteceu a adaptação da rádio à evolução tecnológica ao longo dos anos, permitindo a Comunicação Social continuar a sua tarefa informativa junto da população.
As festividades do Dia Internacional da Mulher e da Menina na Ciência e na Rádio, comemorado a 11 de Fevereiro, são lideradas pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e pela ONU Mulheres, em colaboração com instituições e parceiros da sociedade civil que promovem o acesso e a participação de mulheres e meninas na ciência.
Ainda no quadro das efemérides, o mundo celebra dia (13 de Fevereiro) o Dia Mundial da Rádio. A data foi escolhida em alusão à primeira emissão da “United Nations Radio”, em 1946, num programa transmitido em simultâneo para um grupo de seis países.
Fonte: Angop
Partilhar