imagem-
20-02-2020 Presidente da República a caminho do Rwanda

O Presidente da República, João Lourenço, viajou na manhã desta quinta-feira (20) para o Rwanda, onde vai participar na V Cimeira Quadripartida (Angola, Rwanda, República Democrática do Congo e Uganda), que tem como objectivo analisar a segurança e cooperação na Região dos Grandes Lagos.

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o Chefe de Estado que foi despedido do Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, disse estar confiante que a Cimeira de Gatuna/Katuna será determinante para a resolução do conflito entre o Rwanda e o Uganda.

Falando a jornalistas, confirmou que Angola está a se empenhar ao máximo para aproximar os dois países, de modo a ultrapassar o diferendo que os opõe.

Na localidade de Gatuna/Katuna, junto à fronteira entre o Rwanda e Uganda, João Lourenço vai reunir-se com os seus homólogos do Uganda, Yoweri Museveni, do Rwanda, Paul Kagame, e da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi.

A reunião dos quatro presidentes africanos foi decidida na mais recente cimeira do grupo, que aconteceu no Palácio Presidencial em Luanda, dia 2 deste mês.

O encontro de Gatuna/Katuna, a realizar-se sexta-feira, será o quinto dedicado às tensões entre o Rwanda e o Uganda, dentro deste formato.

A primeira cimeira aconteceu a 31 de Maio de 2019, em Kinshasa (RDC), enquanto a cidade de Luanda acolheu as outras três, nos dias 12 de Julho e 21 de Agosto de 2019, assim como recentemente a 2 de Fevereiro, deste ano 2020.

O Presidente da República regressará a Luanda sexta-feira.

Fonte: Angop