imagem-
05-03-2020 Manuel Augusto visita Congresso Nacional do Brasil

O ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto, realizou esta quarta-feira, em Brasília, uma visita de cortesia ao vice-primeiro presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Marcos Pereira.

Durante o encontro, ambas entidades abordaram assuntos relacionados com as relações bilaterais, com destaque para a intenção de incremento da cooperação entre os parlamentos dos dois países e de intercâmbio.

Na ocasião, o ministro Manuel Augusto informou que decorre em Angola um processo de privatização de empresas públicas, o que abre “grande” oportunidade para os investidores brasileiros.

As duas entidades concordam que é imprescindível que os dois Estados criem e aprovem leis que permitam o fomento do investimento privado.

Manuel Augusto, guiado por Marcos Pereira, visitou, igualmente, as salas do Plenário da Câmara dos Deputados e do Senado.

Em Brasília desde 27 de Fevereiro do ano em curso, Manuel Augusto já foi recebido pelo Presidente da República Federativa do Brasil, Jair Bolsonaro, pelo homólogo, Ernesto Araújo, e pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina.

Durante a sua estada em Brasília, o chefe da diplomacia angolana, também, visitou as instalações da Embaixada de Angola no Brasil.

Os dois países (Angola e o Brasil) estabeleceram relações diplomáticas a 12 de Novembro de 1975, um dia após a proclamação da independência de Angola.

O Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência  de Angola, proclamada a 11 de Novembro de 1975. Além de relações comerciais e económicas, os dois Estados, também, têm laços históricos e culturais.

 

 

Fonte: Angop