imagem-
16-06-2020 Pólo de desenvolvimento vai concentrar empresas mineiras

O Pólo de Desenvolvimento Diamantífero do município de Saurimo foi nesta (segunda-feira) apresentado, em Luanda, as entidades institucionais e empresariais, nacionais e estrangeiras, numa cerimónia testemunhada pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo, Diamantino de Azevedo.

Com a conclusão prevista para o final do ano, o Pólo de Desenvolvimento Diamantífero está localizado a norte da cidade de Saurimo, e tem como principal objectivo reunir, num só espaço, empresas relacionadas com a economia mineira, com foco na cadeia de valor dos diamantes, oferecendo infra-estruturas adequadas para desenvolvimento desta actividade.

Na ocasião, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo, Diamantino de Azevedo, referiu que o projecto marca não só o desenvolvimento da cadeia de valores no sector diamantífero nacional, como também é uma aposta necessária no fomento empresarial fora da capital do país.

 “Neste empreendimento serão criados diversos tipos de empregos para os angolanos, desde a lapidação de diamantes à serviços comercias”, disse.

Para o PCA da SODIAM, Eugénio Bravo da Rosa, a concretização do Pólo de Desenvolvimento Diamantífero significa maior profissionalização e expansão da indústria diamantífera em Angola e um passo muito relevante para a empresa na execução das políticas do sector.

O pólo, cujas características se assemelham as de uma Zona Económica Especial, cria um conjunto de oportunidades de investimento, tendo em conta área comercial, constituída por lojas, restaurantes, bancos repartições ficais, escritórios, centro de convenções e formação.

Já a área Industrial albergará a fábrica de lapidação e outros empreendimentos destinados  a iniciativa privada.

O Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo foi aprovado pelo despacho presidencial nº 36/19 de 25 de Março. É um investimento da responsabilidade da SODIAM, que assegura também a sua gestão.

 

Fonte:Angop