imagem-
14-07-2020 Presidente João Lourenço augura incremento da cooperação com São Tomé e Príncipe

O Presidente da República, João Lourenço, manifestou, nesta quinta-feira, a pretensão da ampliação e do aprofundamento da cooperação entre Angola e São Tomé e Príncipe, com vista ao progresso, desenvolvimento e bem-estar dos respectivos povos.

Em mensagem endereçada ao seu homologo Evaristo do Espírito Santo Carvalho, a propósito do 45º aniversário da Independência Nacional daquele país, o Estadista angolano salienta que os dois países têm uma história e trajectória política semelhantes, que servem de elemento de proximidade entre ambos os povos.

Para o PresidenteJoão Lourenço, é necessário uma caminhada conjunta, com vista à concretização de um amplo quadro de projectos de interesse comum, visando o progresso, o desenvolvimento e bem-estar dos respectivos cidadãos.

"Nesta data de grande relevância para o vosso povo, associo-me para expressar o meu reconhecimento pelos esforços bem-sucedidos, empreendidos pelos valentes filhos dessa Nação, que desde muito cedo colocaram todo o seu empenho e tenacidade em prol da conquista da liberdade e da construção de um país estável, próspero e com uma democracia sólida e exemplar", refere a missiva.

Angola e São Tomé e Príncipe rubricaram, em 1995, um acordo de Protecção Recíproca de Investimentos, com a finalidade de criar condições favoráveis para estimular as iniciativas privadas e intensificar a cooperação económica entre os dois Estados.

Os dois países, que cooperam nos domínios político, diplomático e económico, são membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

 

 

Fonte: Angop