imagem-
24-07-2020 Secretário de Estado enaltece medidas na Lunda Norte

O secretário de Estado para a Gestão Hospitalar, Leonardo Inocêncio, enalteceu, nesta quinta-feira, os métodos de prevenção e as condições para o rastreio e tratamento de casos suspeitos de Covid-19 na província da Lunda Norte.

Falando à imprensa no final de uma visita de constatação, o responsável sublinhou que as medidas são todas de acordo com as orientações emanadas pelo regulamento sanitário e pelas directrizes do Ministério da Saúde, no âmbito do plano de continência.

Esclareceu que o isolamento dos cidadãos cujos testes rápidos foram reactivos faz parte das medidas de prevenção e contenção da cadeia de transmissão do novo coronavírus, situação que não deve colocar as pessoas em pânico.

“Este é um procedimento normal e recomendado. Não significa com isto que estas pessoas sejam portadoras do vírus. Apelamos a população calma, pois que a medida visa, sobretudo, salvaguardar a saúde de todos”, frisou.

Informou que nenhuma das 70 amostras recolhidas na Lunda Norte, enviadas à Luanda, foi confirmada, assegurando que os resultados estarão disponíveis em breve.

O responsável anunciou, por outro lado, que a província da Lunda Norte será reforçada, nos próximos dias, com mais 20 ventiladores, para o tratamento de possíveis pacientes em estado grave.

 

Fonte: Angop