imagem-
11-08-2020 Ministério controla mais de dois mil projectos de produção nacional

Dois mil e 749 projectos estão activos na base de dados do Ministério da Economia e Planeamento (MEP), representando 80% dos processos na terceira etapa, fase de montagem do dossier de crédito, informou, o secretário de Estado para a Economia, Mário Caetano João.

Os projectos constam do Fomento ao Produtor Nacional do Ministério da Economia e Planeamento (MEP).

Relativamente aos programas aprovados e desembolsados, durante a semana passada, apesar de não haver aprovação de novos, mantém-se 188 validados, dos quais 34 pagos (mais cinco que no período anterior).

Os cinco desembolsos avaliados em mais de mil milhões de kwanzas foram do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), no âmbito das medidas de alívio económico.

No briefing semanal do Ministério da Economia e Planeamento, nesta terça-feira, Mário Caetano João deu a conhecer que, desde 2019 à data presente, foram desembolsados 75 mil milhões de kwanzas para os 34 projectos.

Informou que foram pagos, em medidas de alívio, mais de quatro mil milhões de kwanzas, enquanto no âmbito do Projecto de Apoio ao Crédito (PAC) mais de três mil milhões de kwanzas.

Em relação a rubrica Aviso 10/20 do Banco Nacional de Angola (BNA) foram pagos mais de 67 mil milhões de kwanzas.

Relativamente ao acompanhamento dos projectos, foram visitadas oito das 34 empresas.

O briefing serviu para fazer o resumo da actividade no âmbito do Programa de Apoio à Produção Nacional, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi), o serviço de apoio ao crédito e às vendas, bem como o ambiente de negócios.

 

 

Fonte: Angop