imagem-
13-08-2020 Chefe de Estado participa na 40ª conferência de chefes de Estado da SADC

O Presidente da República, João Lourenço, vai participar, a partir de Luanda, na 40 Conferência de Chefes de Estados e de Governo da SADC, a ter lugar segunda-feira.

O facto foi avançado nesta (quarta-feira), em Luanda, pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, numa conferência de imprensa em que avançou que devido a pandemia da covid-19 o evento será realizado por video-conferência e presidido pelo presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, a partir de Maputo.

Segundo o ministro, o Presidente angolano deverá aproveitar a ocasião para solicitar apoios para à candidatura de Josefa Sacko para o cargo de comissária para agricultura, desenvolvimento rural, economia azul e ambiente sustentável da União Africana.

O encontro vai decorrer sob o lema “SADC - 40 anos de construção de paz e segurança, promovendo o desenvolvimento e a resiliência face aos desafios globais” e vai centrar-se na análise da situação política e de segurança na região, bem como do impacto da covid-19 nos países membros.

O evento vai igualmente abordar a situação financeira da organização, o recrutamento do secretário executivo e seu adjunto, assim como servir para a assinatura de diversos instrumentos jurídicos.

De acordo com Téte António, a conferência está a ser antecedida de encontros preparatórios, também eles por videoconferência, com destaque para uma reunião de ministros que vai ter lugar esta quinta-feira.

 

Fonte:Angop