imagem-
21-08-2020 Ministra de Estado reafirma aposta nos serviços de saúde

A ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, reafirmou, nesta sexta-feira, a aposta do Executivo na melhoria e aumento dos serviços de saúde nas comunidades.

De acordo com a ministra, que falava no final de uma visita de constatação no Hospital Pediátrico David Bernardino, o Governo Angolano está apostado em proporcionar as comunidades um serviço sanitário cada vez melhor, fruto da construção de novas e reabilitação das actuais unidades de saúde no país.

Conforme Carolina Cerqueira, apesar da crise provocada pela pandemia da Covid-19,  o Executivo continua a olhar para o domínio social como uma prioridade, procurando resolver e atender às necessidades dos cidadãos.

A aposta, disse, é levar aos cidadãos serviços com elevada qualidade e que contribuam para o bem-estar social das pessoas.

“O Governo vai continuar a criar condições que mitiguem as necessidades das famílias. Criar alternativas para satisfazer os anseios dos cidadãos, criar esperança nas pessoas para um futuro melhor”, frisou.

A ministra manifestou satisfação pelo facto de a equipa médica do Hospital Pediátrico estar a realizar uma tarefa que está a devolver a esperança nas famílias, cuidando e garantindo a saúde de crianças necessitadas.

Neste particular, Carolina Cerqueira destacou a pronta intervenção cirúrgica a que foi submetida uma recém nascida que padecia de uma enfermidade que requeria cuidados de saúde redobrados.

Carolina Cerqueira afirmou que a intervenção do Hospital David Bernardino evitou o aproveitamento de pessoas oportunistas que tentaram se aproveitar do sofrimento de uma família para tirar dividendos.

"A criança está aí, a recuperar bem", reforçou.

Acompanhada pelos secretários de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, da Acção Social, Elsa Barber, e da secretária do Presidente da República para a Área Social, Fátima Viegas, a ministra constatou in loco o funcionamento da Unidade de Neonatologia, onde estão internadas 40 crianças submetidas a intervenção cirúrgica.

Durante a visita foram entregues alguns bens para suprir as necessidades das crianças internadas na referida unidade sanitária.

A ministra orientou ainda a direcção do hospital no sentido de criar condições para permitir que as crianças internadas na unidade sanitária possam ser registadas.   

O Hospital David Bernardino ganhou recentemente uma nova unidade com banco de urgência, internamento e UTI e uma Unidade de Cuidados Intensivos e Hemodiálise.

O Hospital Pediátrico David Bernardino é uma instituição pública prestadora de cuidados de saúde, tendo por finalidade o diagnóstico, reabilitação e tratamento de crianças doentes, a formação pré e pós-graduada em pediatria e investigação científica na área da saúde infantil com autonomia financeira e administrativa.

Presta cuidados de saúde preventiva, curativa e reabilitação às crianças com patologias de média e alta complexidade, por meio de uma política de investigação, formação permanente do pessoal e o uso de tecnologias adequadas, de forma a contribuir para o desenvolvimento da saúde infantil do país, conforme consta do seu estatuto orgânico.

Tem uma capacidade de 422 camas, distribuídas por três edifícios principais e quatro secundários. É constituído por 10 serviços de internamento, dos quais destaca-se a Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos e Neonatal e Cuidados Intermédios 2, estes vocacionados para o atendimento dos doentes graves, críticos e com necessidade de monitorização contínua.

 

Fonte:Angop