imagem-
02-09-2020 Projecto Quizenga vai absorver alunos de escolas agrárias

O projecto de parceria público-privado de Quizenga, que visa infra-estruturar cinco mil hectares e fornecer equipamentos agrícolas, localizado no município do Cacuso, vai empregar os melhores estudantes das escolas agrárias do Cuanza Norte e Malanje, assentar 420 famílias camponesas e conceder espaços a empresários.

As obras do projecto, que tiveram início em 2019, com término previsto para 2021, consistem na desmatação de cinco mil hectares de terra, dos quais três mil estão destinados à agricultura comercial e dois mil para pequenos agricultores familiares.

A meta é, de acordo com o projecto, atingir uma produção anual de 20 mil toneladas de milho, cinco mil de feijão e três mil e 500 de soja.

O ministro da Agricultura e Pescas, António Francisco de Assis, que constatou segunda-feira a execução do projecto, mostrou-se satisfeito com o avanço das obras, com execução em 60 por cento, tendo já gerado 180 postos de trabalho directos dos mil e 200 previstos até a sua conclusão.

O empreendimento contará com uma cadeia produtiva integrada que vai desde a produção agrícola ao processamento industrial, com a implantação de silos, balanças e uma fábrica para a fuba de milho.

Sem avançar o valor empregue, o ministro disse estarem acautelados todos os aspectos financeiros, na medida em que foram já pagos todos os encargos.

Na ocasião, o presidente do conselho de administração da Gesterra, Carlos Paim, disse que o projecto terá uma barragem que permitirá a irrigação de cinco a 20 hectares de toda área infra-estruturada e vai igualmente dar formação aos agricultores que praticam agricultura de subsistência e os utentes das parcelas.

O projecto visa a requalificação e reactivação do pólo agro-industrial de Quizenga, cinco anos depois da sua paralisação.

Implementado em 2010, o pólo agro-industrial de Quizenga foi projectado para produzir essencialmente milho e feijão, bem como a criação de gado bovino, destinado à produção de carne.

 

Fonte.Angop