imagem-
10-09-2020 Ensino Superior assina acordo com Huawei

O Ministério do Ensino Superior Ciência Tecnologia e Inovação assinou um memorando com a multinacional chinesa Huawei.

O acordo visa desenvolver um conjunto de acções que contribuam para o desenvolvimento de um plano de capacitação e formação de talentos no domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em instituições de ensino superior em Angola.

Segundo a ministra do Ensino Superior Ciência Tecnologia e Inovação, Rosária Bragança Sambo, o memorando permitirá a melhoria a nível da capacitação humana e infra-estrutura no subsistema do ensino superior.

"Este memorando prevê a formação de docentes e funcionários, bem como o apetrechamento a nível das TIC's nas instituições do ensino superior", referiu.

O acordo prevê que a Huawei apoie com equipamentos para que os cursos das áreas das tecnologias possam ter uma creditação plena a nível do ensino e aprendizado.

A ministra referiu que, embora se esteja em momento da pandemia covid-19 a nível do mundo, o acordo foi celebrado  e espera que isso não atrapalhe a evolução da metodologia de ensino com recurso às tecnologias de informação.

Para a responsável, muitas instituições do ensino superior acabaram por ver-se na necessidade de enveredar para o processo do ensino à distância.

Para o presidente do conselho de administração da Huawei, Edric Chu, o mercado angolano é um dos primeiros a nível de África e com esse acordo vai ajudar a dinamizar as instituições de ensino superior a fazer o melhor aproveitamento das novas tecnologias de informação.

Referiu ainda que a empresa tem em construção um parque tecnológico na zona do Talatona, que será constituído por centros técnico de formação, de inovação e experiências - um investimento calculado em 60 milhões de Kwanzas.

O acto, presenciado por vários directores, contou ainda com a premiação dos seis melhores funcionários do ministério, que participaram no curso na área das novas tecnologias de informação ministrado pela Huawei.

 

Fonte: Angop