imagem-
02-10-2020 Presidente da República felicita a China e Nigéria

O Presidente da República, João Lourenço, felicitou, nesta quinta-feira, Povo, o Governo e o Chefe de Estado chinês, Xi Jinping, pela celebração do septuagésimo-primeiro aniversário do Dia Nacional da República Popular da China.

"Realço, por ocasião desta importante efeméride, o papel activo e actuante que a República Popular da China tem exercido enquanto actor incontornável na busca de soluções para os problemas que afligem o mundo, tendo em vista o reforço e a consolidação da paz e segurança globais", refere, o Presidente João Lourenço, em mensagem ao seu homólogo chinês.

Segundo uma nota da Casa Civil do Presidente da República, o Presidente João Lourenço sublinha o esforço que a China empreende para impulsionar o crescimento económico e o progresso social de várias nações do mundo, com destaque para as do continente africano.

Por último, o estadista angolano manifesta a expectativa de que Angola e China continuarão a dar passos seguros para que consigam alcançar entendimentos fundamentais que propiciem o desenvolvimento e o consequente bem-estar das populações dos respectivos países.

PR destaca 60 anos de independência da Nigéria

Numa outra mensagem, o Presidente João Lourenço destaca os 60 anos da Independência da República Federal da Nigéria, que hoje se assinalam.

De acordo com o Estadista angolano, o Povo nigeriano celebra a data com merecida alegria e orgulho pelas realizações alcançadas ao longo das seis décadas da história da Nigéria.

Acrescenta que durante essas décadas os nigerianos foram capazes de superar adversidades e edificar uma sociedade que se renova a cada dia em busca do progresso, do desenvolvimento, da consolidação da Independência Nacional e da estabilidade.

O Presidente da República realça o esforço que as autoridades e o povo envidam para transformar a Nigéria numa nação pujante e empenhada em contribuir para que a África prospere e assuma no concerto das nações um papel cada vez mais relevante.

O desejo de ver reforçadas as relações bilaterais é também manifestado na missiva enviada pelo Presidente angolano ao Presidente da República Federal da Nigéria, Muhammadu Buhari.

 

Fonte:Angop