imagem-
13-10-2020 Angola e Noruega assinam acordo para formação de professores

O Governo angolano passará a contar com a colaboração da Universidade Norueguesa de Tecnologia, para a assistência técnica na formação de professores angolanos.

A colaboração foi formalizada esta segunda-feira, em Luanda, com a assinatura de um Memorando de Entendimento entre os governos de Angola e do Reino da Noruega.

Ao abrigo deste memorando, quadros angolanos serão enviados para a Noruega, a fim de frequentarem cursos de mestrados e doutoramento, no domínio das ciências da educação.

O acordo vai permitir, igualmente, capacitar os técnicos dos departamentos ministeriais do Governo de Angola responsáveis pela execução das políticas de ensino e investigação com o Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento da Educação daquele país do norte da Europa.

“Essa cooperação com a Noruega no domínio de formação de docentes angolanos é de uma grande relevância estratégica”, sublinhou o ministro de Estado para Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, após rubricar o acordo.

Para o ministro de Estado, o entendimento simboliza o compromisso do Governo angolano em formar docentes com a qualidade.

Já embaixador da Noruega em Angola, Kikkan Marshall Haugen, que rubricou o entendimento pelo seu país, sublinhou o facto de ser um acordo que inclui a concessão de bolsas de estudos para angolanos naquele país.

“É uma parceria entre iguais. É um tipo de parceria para o futuro”, observou Kikkan Marshall Haugen.

Angola e Noruega estabeleceram relações diplomáticas em 1977. Além de cooperarem no sector dos petróleos, os dois Estados têm parceria no ramo dos direitos humanos e, em 2016, assinaram um Memorando de Entendimento sobre Consultas Públicas.