imagem-
08-01-2021 Vice-Presidente da República desloca-se ao Ghana

O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, desloca-se ao Gana, onde representa o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, na cerimónia oficial de investidura do Presidente Nana Akufo-Addo.

A informação foi avançada em nota, pelo Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa dos Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República. Portador de uma Mensagem do Presidente João Lourenço ao seu homólogo ganense, o Vice-Presidente da República é acompanhado pela secretária de Estado das Relações Exteriores, Esmeralda da Silva Mendonça, e por altos funcionários do seu Gabinete.

William Addo Dankwa Akufo-Addo, reeleito em Dezembro último com 51,69 por cento dos votos, é o 5º Presidente da História do Gana. Prestará juramento quinta-feira (oito), em Acra, para um novo mandato de quatro anos à frente dos destinos da antiga colónia britânica, que se tornou independente a seis de Março de 1957.
Sobre a cooperação Angola-Gana
Numa declaração conjunta divulgada no final da visita oficial do Presidente do Gana a Angola, realizada em Agosto de 2019, as duas chancelarias anunciaram que os dois governos pretendem reforçar a sua cooperação, apostando nas áreas da educação, meio ambiente, ciência, aviação, pesca e aquicultura, energia e petróleos.
No término da visita que o Presidente do Gana, Nana Akufo-Addo, efectuou a Angola a convite do Presidente angolano João Lourenço, foi manifestado o desejo de reforçar a cooperação entre os dois países. Na ocasião, os chefes de Estado trocaram pontos de vista sobre o reforço das relações culturais e económicas entre os seus países, intercâmbios interpessoais, comércio e investimento entre Angola e o Gana, assim como ajudar a reforçar a unidade do continente africano e colaborar em questões globais.
Ainda durante a visita de Nana Akufo-Addo a Angola, os dois países acordaram em reforçar a sua cooperação nas áreas da educação, meio ambiente, ciência, tecnologia e inovação, aviação, pesca e aquicultura, promoção de investimentos e exportação, imigração, alimentação e agricultura, petróleos e hidrocarbonetos, e turismo.

Trocas de Experiências
No domínio da energia, petróleos e hidrocarbonetos, os dois países apostam numa colaboração através do intercâmbio de informação e troca de experiências, bem como a junção de sinergias. Entre as acções estão, igualmente, previstas a promoção da mobilidade de professores e investigadores em instituições de ensino superior e centros de pesquisa científica, bem como o foco na investigação agrícola, agro-processamento e agronegócio, intercâmbio de conhecimentos técnicos e informações sobre boas práticas agrícolas.
Gana e Angola têm interesse em cooperar em matéria de acesso a mercados, na facilitação de comércio, na transformação industrial, na troca de informações comerciais e na participação em feiras e exposições de cada um dos países. Os dois países têm rubricados acordos sobre o funcionamento da Comissão Bilateral de Cooperação e para a supressão recíproca de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço, bem como um memorando sobre educação.

 

 

Fonte:JA